segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Pronto para vencer

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

30 de novembro

Pronto para vencer

Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. Neemias 6:9

Seria ótimo se nossas ações e intenções sempre recebessem a aprovação das pessoas. Esperar que isso aconteça, entretanto, é utopia, mesmo quando investimos o melhor que há em nós. Não faltarão pessoas dispostas a criticar, questionando nossos motivos mais puros, tentando desanimar ou mesmo combatendo em franca oposição. O pior mesmo é quando é aceso o chamado “fogo amigo”, expressão originada no ambiente militar e utilizada em guerras, quando um ataque ou bombardeio atinge aliados e até soldados do mesmo exército. Geralmente, essa anormalidade é causada por engano estratégico ou erro de interpretação. Atualmente, porém, a expressão também é utilizada como referência a casos de traição.

A desagradável surpresa ocasionada por esse tipo de “fogo” é justamente por que ele é “amigo”. Ninguém o espera, diferentemente do “fogo inimigo”. Esse já é esperado da parte de opositores. As melhores ações e intenções em favor do bem incomodam sempre os aliados do mal, que também sabem ser ativos e incendiários.

Neemias enfrentou o “fogo inimigo” ateado por Sambalate, Tobias e Gesém, opositores na reconstrução do muro de Jerusalém. Eles fizeram tudo para fazê-lo desistir de seu propósito, utilizando inclusive mentiras e propondo um encontro “pacífico”. Neemias, porém, concentrava-se na importância e na excelência de seu trabalho, o que não lhe deixava tempo para dar ouvidos às artimanhas, muito menos se impressionar com elas. Era homem de fé, oração e propósito. Em sua interação com Deus, ele obteve sabedoria suficiente para saber distinguir a natureza das ameaças e se dedicar mais e mais ao “grande projeto” que foi chamado a executar.

Possuidor de caráter humilde, Neemias sabia que, para cumprir sua missão, dependia inteiramente de Deus. E orou: “Fortalece as minhas mãos.” É com esse sentimento que devemos viver e trabalhar. Em nossas lutas, podemos recorrer a Deus e achá-Lo. Por meio de fervorosa oração, podemos receber graça, sabedoria e poder para silenciar adversários, neutralizar ameaças, apagar “fogos amigos” e “inimigos”. Mas a prece de Neemias é ainda mais pertinente em relação a nossas lutas espirituais particulares. Enquanto o inimigo maior insiste em nos desanimar, podemos recorrer a Deus e achar socorro “em ocasião oportuna” (Hb 4:16).

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...