sábado, 4 de abril de 2020

LIMITES

MEDITAÇÃO DIÁRIA
4 de abril

LIMITES

Tudo posso Naquele que me fortalece. Filipenses 4:13

Competições esportivas pressupõem luta para quebra de recordes e superação de limites. Em quadras, pistas de corrida, piscinas e campos de futebol, atletas de todo o mundo competem com determinação, tendo como objetivo ser o melhor ou figurar entre os melhores, como Usain Bolt, Michael Phelps, Serena Williams, Arthur Zanetti, Novak Djokovic, para citar apenas alguns exemplos.

Entretanto, sempre há limites nos quais esbarram muitas pretensões, não apenas no esporte, mas em outras áreas da vida. Independentemente de condicionamento físico, preparo intelectual, visão econômica e de conquista, todos temos limites. Por ignorarem essa realidade, muitos têm sofrido grandes perdas. No livro Como Conviver Bem com as Pressões, Richard Swenson cita uma narrativa de Liev Tolstói a respeito de um homem chamado Pahóm, que trabalhava com compra e venda de propriedades. Informado sobre uma grande oportunidade de negócio em outro país, dirigiu-se à terra dos basquires, a fim de negociar.

Tendo chegado ao destino, o camponês proprietário lhe disse que venderia toda a área que o comprador conseguisse circundar em um dia pelo valor de mil rublos (moeda russa). Pahóm decidiu que percorreria o máximo e se lançou à desafiadora tarefa. No trajeto, enfrentando intempéries, chegou a temer a morte, mas recusava a ideia de desistir. O que as pessoas pensariam dele? Prosseguiu cada vez mais exausto, até que, no fim do dia, chegou ao ponto de partida. Só teve tempo de ouvir o elogio do proprietário pelo esforço empreendido. E morreu.

Mesmo no campo espiritual, do ponto de vista puramente humano, enfrentamos nossos limites. Moisés reconheceu sua dificuldade para falar. Deus proveu a solução. Quando os israelitas deixaram o Egito, o limite foi o Mar Vermelho. Deus o abriu. O limite da esterilidade de Ana foi superado pelo filho que o Senhor lhe deu. Nenhum herói da Bíblia superou limites pela própria capacidade.

Os atuais gurus da autoajuda, assim como os estoicos da Grécia, pregam a existência de uma força interior no ser humano que o leva a resistir e vencer todas as pressões externas. Contudo, Paulo estava convicto de que nós, por nossas forças, nada podemos fazer. Mas, em Cristo, sim! Estando de acordo com a vontade e o plano Dele, em Sua força, tudo podemos.

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...