domingo, 2 de fevereiro de 2020

Excelente Enquanto Durar

MEDITAÇÃO DIÁRIA

02 de fevereiro
EXCELENTE ENQUANTO DURAR

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10

Estudos feitos pelo IBGE apontaram que, em 2017, a expectativa de vida dos brasileiros era de 72,5 anos para os homens e 79,6 para as mulheres. Já foi menor, e as projeções preveem aumento nos próximos anos. No entanto, a julgar pelas conclusões a que chegaram pesquisadores da Escola de Medicina Albert Einstein, de Nova York, em 2016, ninguém vai superar a marca dos 115 anos. Esse é o teto da expectativa de vida, segundo eles. Se alguém viver 122 anos e 164 dias, à semelhança da francesa Jeanne Louise Clament, que morreu em 1997, terá sido uma exceção.

Apesar dos esforços, a definição dos limites da existência escapa ao controle humano. Por isso, o mais importante é viver intensamente cada momento, aproveitando as oportunidades para refletir a excelência de Cristo em nossa maneira de ser e agir. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Isso significa vida plena, cheia de sentido, que nem sempre é avaliada pela extensão, mas pela qualidade. Cristo teve uma existência curta – apenas 33 anos e meio –, porém marcada por simplicidade, pureza de caráter e realizações: curou, ensinou, abençoou, perdoou, repreendeu, aceitou pobres e ricos e atraiu marginalizados pela sociedade. Paradoxalmente, sofreu rejeição e morreu.

Por sua vez, a natureza nos ensina que é a qualidade, não a extensão, que dignifica a vida. O espinho da roseira dura mais, porém não espalha o mesmo bem de uma pétala. Vida abundante também não é caracterizada pela ostentação ou vaidade, mas pela simplicidade e pelo serviço altruísta; às vezes, até anônimo. O orvalho cai enquanto todos dormem. Na escuridão da noite, ninguém o louva, mas ele faz seu trabalho abençoando a terra. Pouco se fala sobre o alicerce de uma construção, embora muito seja dito sobre sua fachada. Entretanto, uma parte não existiria sem a outra.

O segredo para viver plenamente é a submissão irrestrita à vontade de Deus. Ele não revela para nós todo o plano de uma vez, mas nos assegura que, diariamente, podemos nos deparar com o que nos é requerido. Faz isso para que nossa confiança esteja inteiramente Nele. Se viveremos muito ou pouco, tanto faz. O que realmente importa é que cada segundo e detalhe de nossa existência estão em Suas Mãos. Isso é tudo o que precisamos saber para viver de modo excelente.

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...