sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Coleção de Indivíduos– I Crônicas 5

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – I Crônicas 5
Comentário: Pr. Heber
Toth Armí

Coleção de Indivíduos

Elas apresentam resumidamente a história humana. Por trás de cada nome há histórias. Se conhecidas, citando apenas o nome, não é necessário recontar a história. Eis a importância das longas genealogias!

Pelas dificuldades com a escrita antiga, os escritores bíblicos investiram em genealogias desde Gênesis (ver Gênesis 4:17-22; 5; 11:10-26; 19:37; 22:20-24; 25:1-4, 12-18; 36; 46). Genealogias economizam na escrita contando uma longa história.

De tão importantes, o Novo Testamento inicia com genealogia (Mateus 1:1-17). Portanto, como o Espírito Santo inspirou grandes escritores a investir nessa questão, é razoável que cada filho de Deus considere com atenção as genealogias.

Entre de cabeça no capítulo em apreço, o qual chama nossa atenção para os seguintes pontos propostos pelo Comentário Bíblico Adventista:

• A posteridade de Rúben (vs. 1-10);

• A posteridade de Gade (vs. 11-17);

• As conquistas dos filhos de Rúben, Gade e Manassés (vs. 18-22);

• A herança da meia tribo de Manassés (vs. 23-26).

A genealogia é uma coleção de indivíduos, mais que uma coletânea de nomes. Consequentemente, Heredogramas são criados para se conhecer melhor a história de uma família ou de um povo.

Rúben foi o primeiro filho de Jacó – o primogênito. Contudo, não teve o privilégio das bênçãos da primogenitura devido ao desrespeito ao seu pai, tendo um caso com a concubina dele. Ainda que Judá fosse a tribo mais poderosa, e de onde saiu Davi, “os direitos de filho mais velho foram transferidos para José” (v. 2). Apesar de tudo, Deus não abandonou os descendentes de Rúben. Assim, eles cresceram materialmente e obtiveram vitórias sobre inimigos pagãos.

Gade e a meia tribo de Manassés habitaram juntos com a tribo de Rúben, por isso as genealogias destes estão vinculadas.

Embora possuindo força e coragem, estas tribos oraram e confiaram em Deus para vencer seus opositores (vs. 18-22). Porém, quando O desprezaram seguindo outros deuses, cavaram sua própria ruína; arruinaram para sempre seu futuro (vs. 23-26).

1. Desonrar o quinto mandamento significa arruinar o futuro de nossa família.

2. Mesmo possuindo habilidades e recursos, precisamos confiar em Deus;

3. Ignorar a Deus certamente atraíra a desgraça a nossa vida e a quem amamos.

4. Sem comunhão com Deus e sem ação baseada em Suas orientações estaremos irremediavelmente perdidos.

Portanto, clamemos a Deus! Heber Toth Armí /
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Voltando para casa

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de setembro Voltando para casa O que vocês farão no dia da solenidade e no dia da festa do S...