sábado, 24 de agosto de 2019

Crises vêm, crises vão - 2 Reis 3

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – 2 Reis 3
Comentário: Pr.  Heber

Crises vêm, crises vão

Quem nunca passou por uma crise? Crises são inevitáveis! Mais cedo ou mais tarde elas aparecem; seja na economia do país, ou na empresa onde se trabalha. Há também possibilidades de crises familiares, conjugais e pessoais.

O texto em foco mostra-nos alguns pontos, os quais merecem muito nossa concentração:

1. Ao fazermos história neste mundo, é certo que durante nossa existência enfrentaremos crises das quais precisaremos tomar atitudes imediatas e radicais (vs. 1-5);

2. As consequências das crises que nos assolam dependerão de nossas decisões (vs. 6-7, 9):

• Jorão mostra como decidir baseado na capacidade humana;
• Josafá mostra como decidir baseado na conveniência;
• O rei de Edom mostra como decidir baseado nas decisões alheias.

3. Crises vêm, crises vão, simplesmente para revelar quem é quem (vs. 8-12):

• Jorão representa àqueles que tomam decisões equivocadas e, ao ver as consequências, é rápido em procurar um culpado, que, quase sempre será Deus.

• O rei de Edom representa aos indiferentes em tempo de crises, tanto faz como tanto fez; não reagem, ficam parados esperando pelos outros.

• Josafá representa os fieis que quando estão encrencados sabem que Deus conhece todos os problemas e sabe todas as fórmulas para resolvê-los.

4. As crises surgem a fim de que busquemos a Deus, o qual visa surpreender-nos com o que Ele pode fazer (vs. 13-14). Deus, através de Seus servos, confronta aos incrédulos, representado por Jorão; Ele ignora aos que O ignoram, representado pelo rei de Edom; e, honra aos que O honram, representado por Josafá.

5. Deus usa as crises na vida dos seres humanos para revelar Sua capacidade ilimitada visando atrair os pecadores a Si (vs. 15-19):

• Deus merece ser adorado antes dEle manifestar Seu poder;

• Deus usa pessoas para enviar profecias diretas sobre o quê fazer para vencer as crises;

• Deus espera a participação humana em suas orientações aparentemente “sem lógica” objetivando revelar Sua onisciência e onipotência.

6. Deus mostra que a vitória sobre qualquer crise depende da obediência plena a Suas indicações por meio da palavra de Seus profetas (vs. 20-27). A lógica de Deus não tem lógica do ponto-de-vista humano; porém, confiar nEle reside o segredo de toda vitória.

Se buscássemos mais a Deus colecionaríamos mais vitórias! Nossa vida seria bem melhor! Reavivemo-nos!/ Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...