sábado, 13 de julho de 2019

Ideias pré-concebidas– 2 Samuel 07

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Samuel 07
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Ideias pré-concebidas

Ideias pré-concebidas impedem-nos compreender e interpretar corretamente à Palavra de Deus. Julgamos-la equivocadamente e, consequentemente, acabamos condenando instrumentos enviados por Deus para abençoar-nos.

Reflita: Um profeta falha? Ele volta atrás em suas declarações? Biblicamente, a resposta é afirmativa!

• O profeta Natã, confraternizando com Davi, ouviu os planos do rei de construir um templo ao Rei do Universo; então, concordou e incentivou-o a concretizar o desejo de seu coração. Entretanto, após uma audiência com Deus, Natã voltou atrás em suas palavras (vs. 1-17).

O “não” de Deus limita o ser humano? Quando Deus não quer nossos planos, inevitavelmente ficamos chateados, revoltados e abandonamos a Deus? Na Bíblia, Davi é um exemplo de alguém que se alegra quando recebe um “não” diante de suas nobres aspirações!

• Davi aceitou humildemente a reação negativa de Deus quanto a suas motivações positivas. Tal atitude diante do impedimento de planos para Deus pelo próprio Deus deve caracterizar cada súdito/servo do Rei do Universo (vs. 18-29).

“Davi estava decepcionado por que Deus não lhe permitira construir a casa do Senhor? Talvez. No entanto, para ele”, analisa Warren W. Wiersbe, “não era importante quem construiria a casa do Senhor, mas que a vontade de Deus se cumprisse e que o nome do Senhor fosse glorificado”.

• Por isso, o reino de Davi seria eterno (v. 16) – em vez de limitar, o “não” de Deus expande nossos planos!

“Quase nenhum (ou mesmo nenhum) texto gera tantas opiniões exegéticas e reações canônicas como 2Samuel 6 e 7. Dois eventos dominam a passagem. Primeiro, Davi leva a arca a Jerusalém, assim fazendo da cidade o centro da adoração israelita (6.1-23). Segundo, o rei deseja erigir um templo para abrigar a arca e lhe é negado o direito de fazê-lo, mas em compensação, lhe é oferecido um reino eterno (7.1-17). Compreensivelmente Davi fica surpreso com esse desdobrar dos acontecimentos e declara sua gratidão ao Senhor (7.18-29)” – conclui Paul R. House.

Medite...

1. Tua preocupação é a vontade de Deus ou a execução de tua própria vontade?

2. Teu real desejo em fazer coisas para Deus é agradá-lO ou querer aparecer diante de pessoas?

3. “A grata resignação, assim manifesta [por Davi], raro se vê, mesmo entre cristãos” (Ellen G. White).

Humilhemo-nos perante Deus! Reavivemo-nos! /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...