domingo, 7 de julho de 2019

Atitudes de um rei!– 2 Samuel 1

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Samuel 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Atitudes de um rei!

Só oferecemos aquilo que temos. Não podemos esperar respeito e amor de quem não os possuem.

Maledicências, críticas e fofocas procedem de pessoas desprovidas de amor e respeito. Nossa sociedade e igreja carecem das características de Davi. Viva como um rei!

1. Davi ficou sabendo da morte do rei Saul e seu filho Jônatas da boca de um amalequita interesseiro (vs. 1-10).

2. Davi e seus homens rasgaram suas vestes em sinal de tristeza profunda, também prantearam, choraram e jejuaram até o final do dia, por Saul, por Jônatas e pelo povo do Senhor que estava derrotado (vs. 11-12).

3. O amalequita que queria tirar vantagem da morte do perseguidor de Davi, “aparentemente inventou sua história, esperando assim cair nas graças de Davi [...]. Porém, o respeito de Davi pelo ungido de Deus o impediu de honrar o ardil e, portanto, mandou executar o amalequita. Sua fidelidade a Saul revelou sua magnanimidade de caráter e nobreza de estadista” (Merril F. Unger) (vs. 13-16).

4. Davi compôs objetivando expressar seu lamento diante da morte do rei e seu filho (vs. 17-27). Sobre essa composição Unger destaca: “Essa magnífica elegia mostra a profunda comoção de Davi. É excelente poesia lírica de um músico virtuoso (1Sm 16.23) e poeta talentoso (cf. os muitos salmos davídicos), que era um homem de Deus e amigo leal mesmo diante do tratamento que Saul lhe dispensara”.

Com Davi, temos muito que aprender se quisermos crescer na vida e no serviço no reino de Deus:

• Nenhuma falsidade deve caracterizar nossos sentimentos. Devemos ser sinceros como Davi e não interesseiros como o amalequita.

• Devemos lamentar a morte – mesmo de pessoas ímpias como Saul, apesar de seus erros, pecados e injustiças.

• Não devemos desejar ou esperar a desgraça nem mesmo de nosso rival para ocupar seu cargo.

• Falar mentira para agradar o ouvinte a fim de tirar vantagem de uma fraude resultará em fatalidade.

• Chorar por um perseguidor é uma grande evidência de um coração respeitoso e amoroso.

• “Não fale mal de pessoa alguma. Não ouça o mal a respeito de ninguém. Se não houver quem ouça, não haverá quem fale mal” (Ellen G. White).

Devemos ter a atitude correta de um rei, não as características do príncipe das trevas. Reavivemo-nos! Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...