quinta-feira, 27 de junho de 2019

Intolerância – 1 Samuel 22

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 22
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Intolerância

Quem não lê a Bíblia todos os dias perde as mais sublimes lições a serem aplicadas à vida. Como ser um cristão de fibra ser meditar na Palavra e orar?

1. Davi falhou em não consultar Deus, consequentemente enfrentou situações complicadas. Contudo, por mais complexa e problemática que estivesse sua condição, devido às suas escolhas estúpidas, mesmo fugitivo esperava até saber o que Deus faria com ele (vs. 1-3).

2. Como pecador, falho e refugiado Davi torna-se tolerante com fracos expostos a situações difíceis, endividados e amargurados. Davi os liderou, orientou e os respeitou na caverna de Adulão até um profeta instruir-lhe sobre onde ir. Ele respondeu prontamente (vs. 4-5).

3. Saul, enraivecido, sentia-se traído por todos e ameaçado. Temendo o resultado de sua fúria, Doegue, que vira Davi fugindo, dedurou-o perante o rei zangado, azedo e furioso (vs. 6-10).

4. Saul mandou chamar o sacerdote, pediu explicação, o qual alegou inocência; entretanto de nada ajudou sua sinceridade e inocência; irado, Saul ordenou seus guardas executarem os sacerdotes de Deus; eles se negaram. Então, a mesma foi dada a Doegue; o qual não sendo israelita teve prazer em executar 85 sacerdotes, e aproveitou para matar homens e mulheres, juvenis e bebês, jumentos e ovelhas da cidade de Nobe (vs. 11-19).

5. Davi se culpou pela cruel tragédia instigada por Saul (vs. 20-23).

Saul era frio; Davi era humano. Ambos eram falhos e cheios de defeitos; mas, enquanto Saul desprezava a Deus, Davi esperava nEle. Saul era cruel, Davi amoroso. Saul era indiferente e intolerante; Davi, inclusivo e atencioso.

“Saul: uma chama na tempestade. Saul: um triunfo da melancolia. Sua história é uma história de solidão. Uma bela aventura que se fez amarga [...]. Um exemplo de piedade mal direcionada”. Assim, Saul é um ícone dos sentimentos negativos. Ele é um exemplo de alguém “melancólico, triste, arredio, sujeito a acessos de raiva e depressão. De quando em quando cedia a impulsos estranhos” (Elie Wiesel).

Reflita:

• Você é mais parecido com Davi, ou com Saul?

• Como Davi, você aceita as pessoas complicadas, ou é intolerante com os servos do Senhor como Saul?

• Você é paciente e espera em Deus, ou vives tomando decisões independentemente dEle?

Espiritualidade faz total diferença! Conversão muda coração! Reavivemo-nos! /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...