quinta-feira, 13 de junho de 2019

As consequências da apostasia– 1 Samuel 8

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


As consequências da apostasia

Pais piedosos não estão livres de terem filhos perversos. Filhos de pais cristãos tem livre-arbítrio para escolher o que quiser para sua vida, assim como os pais escolheram servir a Deus de todo coração.

• Filhos de profetas podem descambar para direções incorretas, trazendo opróbrio à família.

Tal experiência negativa marcou o ministério de Samuel. Joel e Abias foram postos como juízes em Berseba; suas atitudes, porém, eram regidas pela avareza, aceitavam subornos e pervertiam o direito (vs. 1-3).

• Deus também teve Seu coração paternal entristecido quando Seus dois filhos terrestres (Adão e Eva) despencaram no desfiladeiro da desobediência.

As consequências da apostasia sempre são gritantes. Pela indisciplina e perversão dos filhos de Samuel o povo de Israel idealizou ter um rei para governar sobre a nação (vs. 4-5). Talvez, tal solicitação não teria existido sem a corrupção administrativa dos filhos do profeta.

Entristecido pela situação dos filhos e pelo pedido do povo de Deus, a única reação de Samuel foi recorrer à oração. Deus atendeu à súplica do velho profeta. E, cedeu à pressão do povo diante do pedido por um rei, mesmo contra Sua vontade (vs. 6-22).

• Às vezes, Deus cede aos nossos caprichos, a fim de que vejamos quão péssimos somos para tomar decisões e elaborar planos.

Isso não é novidade! Deus havia feito isso no passado; quando Israel queria comer carne mesmo recebendo comida do Céu – o resultado foi catastrófico (Números 11). Agora, Ele cedera novamente. Embora Deus apresente as tragédias de se ter um rei, o povo insiste; e, Deus cede! Infelizmente, temos “cabeça dura” para aprender as lições das tragédias do passado.

• Às vezes, Deus responde nossos anseios inflexíveis a fim de que percebamos Seu amor paterno e aprendamos lições com nossas escolhas, mesmo que tenha de agir contra Sua perfeita vontade.

O rei Ezequias viveria essa experiência quando deveria morrer, mas clamou a Deus por mais tempo de vida. Ao receber mais 15 anos, gerou Manassés, o pior rei de Israel; além de cometeu grave erro ao mostrar as riquezas aos visitantes babilônicos que, cobiçando, futuramente tomariam Jerusalém. Tragédia!!!

Reveja teus conceitos:

• Nem todo pai de filhos apostados falhou na educação.
• Deus responde algumas orações contrárias a Sua vontade.

Como Pai, Deus quer ensinar-nos! Reavivemo-nos! –

/Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...