segunda-feira, 8 de abril de 2019

Orientações Divina– Deuteronômio 25

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Deuteronômio 25
Comentários: Pr. Heber Toth Armí


Orientações Divina

Cada revelação divina é importante para cada ser humano em todos os tempos, se bem compreendida em seu devido contexto.

Tópicos do capítulo em apreço:

1. Orientações para o tribunal lidar com encrenqueiros (vs. 1-3);
2. Orientações para lidar com o boi (v. 4);
3. Orientações quanto ao parente de um falecido que deixou a esposa (vs. 5-10);
4. Orientações à mulher que ao brigar aperta no homem seus testículos (vs. 11-12);
5. Orientações quanto aos pesos e medidas justos (vs. 13-16);
6. Orientações em relação ao que fazer com os Amalequitas por terem afligido e destruído aos israelitas pelas costas, atacando aos mais fracos (vs. 17-19).

Deus preza pela justiça (vs. 1-4), pela família (vs. 5-12), pela honestidade (vs. 13-16) e pelo Seu povo, inclusive os frágeis (vs. 17-19). Deus ama, cuida e orienta; deseja o bem, prosperidade e felicidade de Sua igreja mesmo sabendo que dentro dela possa existir brigas, injustiças e debilidades.

Por isso, o plano divino visa a santificação do povo amado. “Os versículos de 1 a 12, as leis finais sobre a santidade do reino (23:1–25:12), resguardavam a santidade do homem como portador da imagem de Deus. Os versículos 13-19 concluem as leis do respeito pelas ordens da natureza, da família e da teocracia (vs. 22-25), tal como foram começadas (conf. 22:1-4), com o princípio da regra de ouro” (D. L. Moody).

O versículo 4 parece deslocado neste capítulo: “Não atarás a boca do boi, quando trilhar”. Ainda que pareça insignificante ele foi citado duas vezes pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 9:9 e 1 Timóteo 5:17-18. Aplicação: Se devemos respeitar animais que nos servem, quando mais os seres humanos criados à imagem de Deus!

DEUS...

• ...quer levar-nos a um lugar melhor, mas devemos permitir que Ele melhore nosso comportamento.

• ...não quer que percamos as iguarias da Nova Terra com as baixarias da Velha Terra.

Deus é justo e espera justiça de Seu povo e até daqueles que não O servem. Principalmente aos que afirmam servir ao justo Deus, a justiça deve caracterizar suas atitudes rotineiras. A vida secular deve ser regida por Deus em cada detalhe. As atividades fora da igreja devem seguir as orientações divinas tanto quanto as cerimônias eclesiásticas.

“Senhor, guia-me em santidade!” Heber Toth Armí

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...