domingo, 31 de março de 2019

Deus é o Legislador– Deuteronômio 17

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Comentários: Pr. Heber Toth Armí
Leitura Bíblica – Deuteronômio 17


Deus é o Legislador

Devemos elevar nossa vida acima da justiça deste mundo para experimentar o clima celestial neste planeta dominado pelo mal. O caminho da vida, da satisfação e prazer do coração estão na ligação do pecador com o Autor da vida.

Deus é o Criador de tudo. Ele é o Legislador que merece total atenção. Suas orientações vão além da justiça deste mundo.

• Idolatria é uma clara proibição de Deus. Adorar, venerar e cultuar pessoas ou coisas que não seja Deus é a mesma coisa que assinar a própria sentença de morte. Praticar a idolatria é cavar abismos, criar armadilhas e promover sofrimento, não apenas aos outros, mas principalmente a si mesmo (vs. 1-7).

• Questões difíceis sobre a legislação civil, casos complexos sobre homicídio, violência, litígio, etc. que não constam na lei civil instituída por Deus, devem desafiar o promotor de justiça e/ou o juiz de direito a buscar orientação religiosa junto aos líderes religiosos instituídos por Deus (vs. 8-11).

• A vontade de Deus deve estar acima de toda questão civil, de toda política e de todo governo. Em cada área da vida a vontade de Deus deveria ser buscada. Ignorar isso implica rejeitar e desprezar a Deus. Não buscar a Deus é pensar que se sabe mais que Ele. Isso é arrogância, orgulho, soberba – atitude que o soberano Legislador condena! (vs. 12-13).

• A escolha de um rei/governador não deveria ser segundo o desejo do povo, mas segundo a vontade de Deus. O líder político deveria ser consagrado a Deus, promotor dos princípios de Deus não do diabo, conhecedor da Palavra de Deus e obediente a esta Palavra (vs. 14-20).

Pedir rei humano não era plano de Deus, pois Deus era o Rei de Israel e esta nação deveria ser diferente das demais. Richard O. Lawrence comenta:

“No entanto, esta passagem tem uma mensagem especial para nós. Deus usou até mesmo a rejeição para Sua glória, e para o bem da humanidade. Quando o próprio Filho de Deus assumiu a forma humana, Ele nasceu na linhagem real de Israel. Jesus, sendo tanto Deus como homem, é exaltado como Rei dos reis e Senhor dos senhores”.

O reino de Deus interrompido pelo reino humano passa a ser restaurado quando Jesus reina em nossa vida. Reavivemo-nos!

Heber Toth Armí
@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...