quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Consagração- Números 8

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica - Números 8
Comentários
: Heber Toth Armí

Consagração

A luz da Palavra de Deus deve brilhar sobre nós antes que intentemos brilhar sobre os filhos das trevas. Antes que representemos a Deus ao mundo precisamos entregarmos-nos a Ele primeiramente.

Rituais bíblicos são essenciais para manter verdades fundamentais vivas na memória, a fim de tornar seres humanos em seres mais espirituais. Rituais são emblemas do amoroso plano divino; eles apontam para nossa salvação.

“As formas de adoração do antigo Israel são diferentes das da igreja moderna no deserto do mundo, mas sua substância é a mesma. Dedicação de bens materiais, contemplação do significado da cruz, oração, refletir a luz do Espírito Santo, que habita em nós e dedicação total ao Senhor são a mesma essência da fé bíblica” (Frank Holbrook).

1. O candelabro deveria ser de ouro com sete lâmpadas: A Bíblia é a luz que ilumina nossa vida neste mundo de trevas. Assim como as lâmpadas não ardiam sem combustível (azeite), nossa leitura da Bíblia não será eficiente sem a presença constante do Espírito Santo (vs. 1-4).

“Quando Moisés entrou no santuário, depois de 12 dias reservados à dedicação do altar no pátio, podemos entender que estava escuro dentro do Lugar Santo. Naquela conversa, o Senhor orientou que Arão devia acender as sete lâmpadas do ‘candelabro’, conhecida em hebraico como o menorá, da palavra hebraica or, luz” (Holbrook).

2. A consagração dos levitas para interceder em prol da salvação dos israelitas: Os levitas foram considerados “ofertas”. O que não implica que tivessem algum mérito que oferecer pelo preço horrendo do pecado; mas sim, que eles fariam uma obra fantástica em favor de seus irmãos, impossibilitados de fazerem por si mesmos (vs. 5-26).

“A tribo, como um todo fora oferecida a Deus como sacrifício vivo, e este, por sua vez, lhes dava como um dom esse ministério especial no santuário, em lugar dos primogênitos, a quem eles agora representavam” (Holbrook).

É muito importante...

• ...Estar vestido decentemente para representar Deus ao mundo; antes de começar a expiação/intercessão pelos israelitas os levitas se lavaram e barbearam (v. 7, 21-22).

• ...Entregar-se a Deus antes de convidar outros a se entregarem a Ele (v. 8)

• ...Passar pela consagração antes de interceder pela congregação (vs. 9-16).

• ...Possuir vigor físico na obra espiritual (vs. 23-26).

Vamos consagrar-nos?Heber Toth Armí
@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...