domingo, 21 de outubro de 2018

Depois do dilúvio-Gênesis 9

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 9 ( leia em sua Bíblia)
Depois do dilúvio
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 Por mais drásticas que sejam as intervenções disciplinares de Deus, os pecadores não aprendem a fazer o que é certo. Falhas no caráter continuam manchando nosso comportamento.

Após Noé e sua família saírem da arca no término do dilúvio e Deus graciosamente ter feito um pacto de fé (vs. 1-17), ele praticou atos vergonhosos, foi causa de zombaria a sua descendência, e ainda proferiu maldição a sua posteridade (vs. 18-29).

Após salvar e abençoar a família de uma forma miraculosa para ser grande bênção na nova fase da história mundial, pequenos atos errados, como embriaguez, zombaria e fofoca azedaram toda a família.

Se o plano de Deus é agir e operar na família humana, muito do incessante investimento de Satanás será contra a família. Consequentemente, não muito depois de experimentar uma grande e visível bênção divina, a família de Noé caiu em desonra e, sofreu maldição extensa.

Nem o dilúvio, revelando a tremenda indignação de Deus ao pecado nem a aliança divina visível no arco-íris com Noé, resolveu o problema dos pecadores. 

“Embora o dilúvio houvesse eliminado aos homens pecadores, não pode erradicar a natureza pecaminosa, tal como se vê vividamente ilustrado na história da embriaguez de Noé (Gênesis 9:20-27). As Escrituras fielmente registram tanto as virtudes como os vícios de seus heróis; o escritor de Gênesis ressalta a integridade de Noé em uma época corrupta, mas também reconhece sua vulnerabilidade. É óbvio que nem a revelação divina nem o conhecimento espiritual são sempre uma garantia contra o pecado, uma vez que alguém dá oportunidade ao inimigo das almas” (Arthur J. Ferch).

Gênesis 9 é riquíssimo em lições, reflita em três que colhi do texto e tente extrair mais algumas:

1. Grandes homens de fé podem cair em grandes pecados vergonhosos; portanto, quem está em pé, cuide para não cair.
2. Bebidas alcoólicas podem até trazer algum tipo de alegria, mas depois a tragédia causada principalmente na família é uma excelente indicação de que deveria ser proibida – embora existam outros motivos (Provérbios 20:1; 23:19-21, 29-35; Isaías 5:11; Romanos 13:13; I Coríntios 6:10; Efésios 5:18).
3. Zombaria e fofoca atraem grandes maldições à família. Os canaanitas foram incrédulos, os semitas conquistaram as terras de Canaã e os jafitas espalharam pelo mundo.

Fiquemos alerta! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...