quarta-feira, 12 de setembro de 2018

II Pedro 3 Comentário Pr Heber Toth Armí

II Pedro 3 
Comentário Pr Heber Toth Armí

 Até na igreja verdadeira pode existir falsos mestres. Mas, foi para orientar-nos, que o Espírito Santo inseriu as páginas desta carta de Pedro em nossas Bíblias.


João Calvino percebeu a importância dos detalhes desta carta. Ele declarou: “A majestade do Espírito de Cristo manifesta-se em cada parte da epístola”.


O estímulo para adquirir o conhecimento verdadeiro e para obter discernimento diante de tantos embusteiros da fé são constantes. Observe as análises de J. Sidlow Baxter:


• O capítulo 1 trata do verdadeiro “conhecimento” em todo o seu decorrer (vs. 2-3, 5-8). Na primeira metade do capítulo (vs. 2-11), ficamos sabendo como as verdades deste conhecimento devem ser ampliadas. A segunda metade do capítulo (vs. 12-21) nos informa porque “estas coisas” devem ser sempre “lembradas”. 

• O capítulo 2 concentra-se inteiramente nos falsos mestres que, infelizmente, deveriam surgir entre o rebanho do Senhor e causar grandes prejuízos.
• Finalmente, o capítulo 3, trata da suprema “promessa” (note como a “promessa” se repete) da volta do Senhor. O qual, baseando-me em Michael Green ofereço este esboço:

1. Reiteração do propósito da carta (3:1-2);

2. Os escárnios dos que zombam da segunda vinda de Jesus (3:3-4);
3. Pedro argumenta com base:
• Na história (3:5-7);
• Nas Escrituras Sagradas (3:8);
• No caráter de Deus (3:9);
• Na promessa de Cristo (3:10).
4. As implicações éticas da segunda vinda de Cristo (3:11-14);
5. Pedro cita Paulo como apoio aos seus argumentos teológicos (3:11-14);
6. Conclusão da carta (3:17-18).

O conhecimento bíblico...


• ...é fundamental para não ser enredado em falsas teorias ou para não titubear frente aos ataques dos supostos intelectuais ou suposta ciência que intentam provar que “tudo continua como desde o princípio da criação” (v. 4).


• ...orienta nossas perspectivas, atiça nossa mente e coração para expectativas reais prometidas por Deus no futuro próximo, além de nos alertar contra os escarnecedores que intentarão minar a fé dos cristãos no tempo do fim (vs. 5, 17).


• ...nos dá a razão da aparente demora para a restauração do caos causado pelo diabo e seus anjos maus: Deus está sendo paciente, esperando nossa entrega total a Ele e a Seus planos salvíficos (v. 9).


• ...nos garante que nossa esperança não será frustrada, mas completada (vs. 10-13).


Temos boas razões para reavivarmo-nos e reformarmo-nos espiritualmente! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw


Qual foi tua experiência com estas cartas de Pedro?

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...