terça-feira, 12 de julho de 2016

I Crônicas 29 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

I Crônicas 29
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quanto mais você conhecer a Deus mais intensamente irás adorá-Lo; o que acontece é que nossa cultura está perdendo a noção de Deus. Cientistas sociais dizem que existe fortes evidências de que a cultura cria os próprios deuses, assim até mesmo no cristianismo há quem cria em sua mente um "deus sob medida", outros pregam um Deus que agrade o "freguês" deturpando o verdadeiro Deus. Precisamos aprender com Davi em I Crônicas 29.

Primeiro, Davi coleta mais de 100 toneladas de ouro, cerca de 240 toneladas de prata, além de bronze, ferro, madeira, ônix, jóias e mármore para o Templo (vs. 1-5).

Segundo, em resposta ao que Davi faz o povo de Israel oferta mais de 170 toneladas de ouro, cerca de 340 toneladas de prata, aproximadamente 615 toneladas de bronze, quase 3,5 mil toneladas de ferro e jóias para o Templo (vs. 6-9.

Terceiro, Davi se coloca diante do povo e faz uma oração dedicatória pelos materiais dando testemunho da glória de Deus (vs. 10-13) e da Sua graça (vs. 14-18).

Além disso, ele pede a Deus que dê a Salomão, seu filho, um coração inteiramente dedicado a Ele (vs. 19-20).
E por fim, ao completar um reinado de quarenta anos, Davi morre (vs. 26-30).

Olhando para a vida de Davi, aprendemos que quanto mais amamos e conhecemos a Deus, mais O adoraremos com nossa vida e com nossas palavras. Se adorar a Deus é teu alvo, contemple diariamente a Sua grandiosidade e a imensidão de Sua graça a fim de que O adores mais intensamente!

Quem é Deus para você? É importante saber que Martinho Lutero, o grande reformador, não pode fazer progresso na vida espiritual até libertar-se do conceito errado que tinha de Deus. Só quando viu a Deus como um Pai cheio de amor sua fé floresceu e produziu frutos.
A vida depende da busca que fazemos de Deus, pois Ele é a fonte da vida. A transcendência de Deus O coloca num reino absolutamente inacessível ao homem. E, por isso, faz parte da rebelião humana querer conceber um "deus" que caiba em nossa cabeça.

Consequentemente, muitos conceitos sobre Deus são limitados, ou seja, puramente humanos. E, um dos erros do pecador é tentar igualar Deus ao ser humano. Leia I Crônicas 29 e veja que Deus é singular, incomparavelmente grande, transcendendo a todas as obras de Suas mãos. Ele é inescrutável, incognoscível, porque Ele é transcendente, Ele excede os limites da capacidade humana; Ele existe além das fronteiras do nosso Universo, da nossa experiência ordinária. Ele vive e opera além dos limites do horizonte humano.

Esse é o nosso Deus, adore-O! Ainda que Ele esteja além de nossa compreensão, precisamos conhecê-Lo mais e mais, baseado na revelação que Ele mesmo faz em Sua Palavra, pois tal conhecimento não é apenas recomendável ou meramente interessante. Tal conhecimento é indispensável, insubstituível, pois desse conhecimento depende a vida eterna!

O foco de cada ser humano deve ser Deus. A vida humana deveria estar centrada em adorá-Lo. Quem não está focado em Deus e em Sua igreja está desfocado, vivendo uma vida insatisfeita, sem um propósito maior, mais nobre e mais importante (I Crônicas 29:15).

Da mesma forma que o templo foi o foco de todo o livro de I Crônicas deve ser o foco de toda nossa vida. Assim como a adoração a Deus é uma questão central do livro, deve ser central e não periférico em nossa vida! É sabido que a minha atitude diante do pecado não depende de Deus, mas da visão que tenho dEle. Então, a verdadeira essência do pecado é afastar-se de Deus, viver sem Ele ou longe dEle. É esse afastamento que leva o ser humano a uma quebra de conformidade ativa ou passiva da lei moral divina; é o fato de viver longe de Deus que gera o egoísmo no coração humano e começa a tirar Deus de Seu devido lugar para agir independentemente dEle. Se pecado é afastar-se de Deus, salvação é refazer os laços que foram quebrados. Longe de Deus a vida humana não tem sentido; com Deus a vida humana é dirigida por Sua Palavra. Com Deus a vida humana terá um propósito – a restauração... Pouco depois da oração dedicatória de Davi, Salomão é ungido rei de Israel, e Zadoque é ungido sacerdote de Israel (vs. 21-25). Reaja da mesma forma que Salomão depois das palavras de Davi: 1) adore a Deus, 2) alegre-se diante dEle com outros crentes, 3) presta-Lhe obediência, e, 4) espere a bênção do Céu! Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico-


Nenhum comentário:

Beleza interior

  Devocional Diário Beleza interior Quão grande é a Sua bondade! E quão grande é a Sua formosura! Zacarias 9:17 A estética é muito important...