segunda-feira, 11 de julho de 2016

I Crônicas 28 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

I Crônicas 28
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O templo, hoje conhecido como igreja, é o lugar mais especial que alguém poderia estar ou ir. O culto a Deus deve ser o centro da vida de cada pessoa disposta a honrar o seu Criador. A participação frequente, ativa e comprometida na igreja capacita cada membro do corpo de Cristo a uma vida de serviço constante. As exortações finais de Davi à liderança do povo e a seu filho Salomão resumem a teologia do livro de Crônicas (I Crônicas 28). O rei Davi destaca que Deus o escolheu e o capacitou para liderar toda a nação, e indicou seu filho Salomão para sucedê-lo e construir o templo que ele queria ter feito. Com palavras semelhantes às de Moisés a Josué (Josué 1:1-9), Davi falou convictamente ao filho que mantivesse os mandamentos de Deus, porque abandoná-los implicaria em abandonar a Deus, retirar-se de Sua proteção e perder Sua bênção. Como a tarefa mais importante incumbida a Salomão foi a construção da casa de Deus, seria bom se os pais modernos ajudassem seus filhos a entenderem que é mais importante fazer a obra de Deus do que preparar-se para grandes realizações humanas; participar das coisas espirituais, eternas, da igreja, do que de programas, eventos e projetos seculares, mundanos e insignificantes. Precisamos atentar para as sábias instruções bíblicas mais do que para as sábias instruções desta vida. Precisamos nos empenhar mais nas coisas de Deus do que em nosso trabalho e na faculdade. Deus deve ser o centro, sempre!

O templo é a Casa do Deus do Céu aqui na Terra onde as pessoas são elevadas ao clima do Céu. A igreja é o lugar mais sagrado do Planeta Terra e deve ser assim considerada por todos os que adentram seu recinto. Os projetos do templo em I Crônicas 28 têm informações que mesmo sendo valiosíssimas, quase sempre são ignoradas:

1.       Os projetos do Templo devem ser traçados pela orientação do Senhor (v. 19);

2.      Os mínimos detalhes sobre a estrutura, a tesouraria, os depósitos e a mobília sagrada devem ser como Deus quer e não como o ser humano pretende (v. 13);

3.      Deus deve ser o verdadeiro projetista do Seu templo, ninguém deve decidir individualmente o quê fazer e como fazer (vs. 14-19);

4.      Hoje temos a revelação de Deus escrita, ao construir um templo toda atenção deve ser dada ao que está revelado ainda que alguém queira fazer uma doação de algo que revela o seu gosto pessoal (vs. 11, 19);

5.      Deus ajuda na construção de Sua casa quando pessoas consagradas, empenhadas e dispostas a seguir Sua vontade trabalham juntas e em harmonia em Seu templo (vs. 20-21).

Ao ser feito desta forma, ainda que a construção fora chamada de Templo de Salomão, não era dele, nem de Davi seu pai, era a Casa de Deus, lugar consagrado e dedicado à adoração ao Deus que é digno de todo louvor. Precisamos sonhar como Davi e realizar como Salomão, pois Deus merece uma maravilhosa casa de oração!

Como proceder para que não haja conflitos, atritos e problemas na hora de construir uma igreja? Harmonia na construção de uma igreja (Templo/Casa de adoração) só será possível seguindo quatro estágios (I Crônicas 28):

1.       É preciso de um líder de visão espiritual: Davi liderou o projeto de construção do templo (v. 1);

2.      É preciso convocar líderes e num discurso expor o plano: Davi convocou os líderes de todas as áreas e expôs-lhes o plano de construir o templo (vs. 2-10);

3.      É preciso elaborar uma planta e entregar a quem vai executar a obra: Davi entregou as plantas do templo a Salomão e explicou cada detalhe de como proceder (vs. 11-19);

4.      É preciso aconselhar, incentivar e motivar aos construtores: Davi incentivou a Salomão e mostrou-lhe que todos estavam não só cientes, mas preparados e motivados para começar e terminar o trabalho.

Seja em qualquer igreja que, ao ser construída ou reformada, se não seguir os estágios supracitados enfrentará problemas, confusões e atritos entre líderes e liderados, correndo o risco de abandono da obra. Se até nossas coisas devem ser feitas conforme a orientação bíblica para dar certo, quanto mais as coisas de Deus?! Sejamos sábios e prudentes, sigamos sempre os princípios bíblicos em tudo na vida, principalmente nas coisas sagradas! Os planos de Deus e a forma de realizá-los são maiores e melhores que os nossos. Experimente-os!

Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico-


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...