domingo, 8 de maio de 2016

Comentários de 1 Reis 11 Pr.Heber Toth Armí

Comentários de 1 Reis 11
Pr.Heber Toth Armí

Pessoas rasas espiritualmente não percebem o valor de ler a Bíblia diariamente. Algumas até já provaram, mas superficialmente, assim, não sentiram seus efeitos.

George Whitefield conta em poucas palavras como a Bíblia impactou sua vida quando se dedicou intensamente a estudá-la:

“Comecei a ler as Sagradas Escrituras de joelhos, deixando de lado todos os outros livros e orando por [...] cada linha e palavra. Isso se provou realmente carne e realmente bebida para minha alma. [...] Dessa maneira, ganhei mais conhecimento pela leitura do livro de Deus em um mês do que tudo o que adquiri de todos os escritos dos homens”.

Com foco neste capítulo, vamos ampliar nossa visão, aprofundando no conhecimento do livro de Deus. Salomão participou em três livros das Escrituras. Ele escreveu Cântico dos cânticos, Provérbios, e Eclesiastes:

1. Cântico dos cânticos é uma poesia musical romântica, o qual revela a intimidade plena entre um homem e uma mulher casados.

2. Provérbios faz uma comparação entre a contrastante diferença das pessoas que vivem por impulso, e as que dependem da sabedoria divina.

3. Eclesiastes revela as futilidades da vida e, tendo em mente o julgamento de Deus mostra que o que realmente importa é viver para Deus e fazer Sua vontade.

Salomão escreve o primeiro livro em sua juventude; o segundo, em sua vida adulta; e, o terceiro, quando já está quase com os pés na cova. Salomão foi submisso e fiel a Deus no começo, depois apostatou-se, mas, por fim, arrependeu-se antes de morrer.

Obtemos o seguinte alerta na leitura dos três livros escritos por Salomão: Qualquer período de tempo vivido sem Deus significa perder tempo. Muitos perdem meses, outros perdem anos e tem quem perde a vida inteira.

Longe de Deus, Salomão tornou-se:

• Polígamo,
• Idólatra, e
• Politeísta.

Contudo, Deus é incrível! Quando Seus filhos teimosamente...

• ...se desviam do caminho certo, Ele tenta chamar a atenção por meio de advertências (vs. 1-13).
•  ...se afastam, Ele tenta resgatá-los usando diversas estratégias.
• ...não atendem ao chamado de advertência, Ele permite que pecados façam sua obra objetivando que os afastados retornem. Salomão precisou lidar com guerras, invasões e rivalidade quando poderia estar em paz e tranquilo em seu reino (vs. 14-43).

Salomão reatou seu compromisso com Deus; e você?  Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...