sábado, 12 de março de 2016

1 Samuel 9-Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Leitura Bíblica – 1 Samuel 9

Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Se até os líderes são corruptos, que dirá do povo em geral? Se, sem líder cada um faz “o que dá na telha” (Juízes 21:25), o que esperar do povo quando seus líderes são corrompidos como eram os filhos de Samuel?

O povo não deu ouvidos às advertências de Deus quanto à nação ser governada por um rei humano; então, Deus foi ajudar aos israelitas a terem o rei que tanto almejaram. Deus escolheu Saul, rico, jovem, belo, alto (vs. 1-3), dedicado, trabalhador, religioso, (vs. 4-14), respeitoso, obediente, submisso e humilde (vs. 15-27).

Teria alguém melhor que Saul para reinar em Israel? “As qualidades pessoais do futuro monarca eram de maneira que satisfaziam aquele orgulho íntimo que inspirava o desejo de terem um rei... De porte nobre e digno, na flor da idade, garboso e alto, tinha ele a aparência de alguém que nascera para governar” (Ellen G. White).

1. Tem coisas que queremos que, nem com a ajuda de Deus darão certo, quando não é da Sua vontade
. Conhecemos o fim de Saul, mas o povo, naquele momento, não.

2. Nossas ambições e anseios estúpidos, desejos e planos alheios à vontade de Deus, levam-nos a um emaranhado de problemas complexos.

Israel já estava na Terra Prometida. A nação de Israel já estava estabelecida. A legislação já havia sido dada por Deus (Êxodo 20:3-17; veja o Pentateuco). Com Saul rei, a história política de Israel foi inaugurada. “Durante seu reinado, Israel se torna uma potência considerável” (Elie Wiesel).

Parece que os planos humanos dão certo quando colocados nas mãos de Deus, mesmo contra Sua vontade (Oseias 13:9-11). Mas, só parece no começo; conheça o final! (I Crônicas 10:1-10).

Contudo, tem algo que não poderia ficar de fora nesta reflexão: Leia Deuteronômio 17:14-20.

Observe como Deus...

• ...nunca será pego de surpresa com nossas vilezas. Cerca de 500 anos antes, Deus previu o anseio do coração do Seu povo;

• ...prepara-Se com antecedência para enfrentar situações adversas; pois, conhece as profundezas do coração pervertido, petulante e perverso;

• ...revela Quem está no governo e no controle da História mesmo quando pessoas não O querem como Rei, Regente e Monarca.

Deus ainda continua reinando quando homens reinam. Mesmo com políticos corruptos, não tenha medo do futuro!  /Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...