domingo, 13 de março de 2016

1 Samuel 10-Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Leitura Bíblica – 1 Samuel 10

Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Vitória ou derrota: Depende de nossa atitude diante de Deus! Deus consagra (v. 1), sanciona (vs. 2-3), acompanha (v. 7), transforma (v. 9), habilita (v. 10) e oferece recursos (v. 26), porém, para vencer, é preciso permanecer dependente dEle.

1. Começar bem é importante, mas terminar bem é muito mais importante. Saul começou bem, foi ungido pelo profeta Samuel, seguiu fielmente cada uma das instruções do profeta, foi cheio do Espírito Santo e teve a vida transformada. Quem dera ele tivesse permitido que Deus continuasse fazendo nele essa obra! (vs. 1-9).

2. Ser cheio do Espírito Santo e possuir o dom de profecia não é sinônimo de perfeição, impecabilidade e infalibilidade. Saul profetizou. Alcançou o posto de profeta, contudo ocultou ao seu tio o fato de ter sido ungido para reinar em Israel (vs. 10-16).

3. Ser escolhido por Deus, apreciado pelo povo, ungido pelo profeta, não anula a vontade de Deus quando esta é contrária à vontade humana. O povo foi devidamente convocado, a cerimônia estava pronta. Mas, cadê o rei? Samuel precisou consultar a Deus sobre o paradeiro de Saul: Escondido no meio da bagagem! (vs. 17-25).

4. Problemas surgem com facilidade quando a vontade divina é desprezada. Após encerrar a coroação e o povo ter gritado “viva o rei”, “Alguns vadios saíram resmungando: ‘Esse daí, um libertador? Vocês devem estar brincando!’. Eles o desprezavam; por isso, não deram honras a Saul. Mas Saul não deu bola para eles”. (vs. 26-27).

5. Problemas incomodam. O problema para enfrentar era grave. Saul era inexperiente/jovem. Começou seu reinado tendo que lidar com grandes desafios. Essa é a vida do líder (v. 27).

Esconder-se das responsabilidades não é uma maneira correta de transmitir confiança aos liderados. Contudo, a insegurança torna o fraco em dependente de Deus. Seria importante para a função designada a nós por Deus, que todos estivéssemos sempre submetidos ao Espírito Santo, como esteve Saul, logo no começo de sua vida pública.

“Não é que Deus não possa preparar o homem, mas o homem não quer humilhar o coração perante Deus, para que Ele, em tempo oportuno, o exalte” (Francis D. Nichol).

Mensagem do capítulo: O sucesso depende de muito esforço pessoal e total dependência de Deus (v. 7). Reavivemo-nos!  /Heber Toth Armí /



Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...