quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O caminho da vitória– Josué 13

Leitura Bíblica – Josué 13

O caminho da vitória
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

O caminho da vitória não tem acostamentos, pousadas, parque de diversões – é um constante avançar. Vida espiritual estagnada começa a regredir até chegar à estaca zero.

Embora Josué fosse idoso, e Deus reconhece sua velhice, ele não recebeu aposentadoria para aproveitar o muito que fora conquistado da Terra Prometida; pelo contrário, Deus deu uma cansativa lista de territórios ainda por conquistar (vs. 1-13), além de usar outra lista das conquistas do idoso Moisés como legado para Josué motivar-se e administrar: Distribuir entre as tribos (vs. 14-33).

• Na vida cristã não existe tempo de trabalho e depois calmaria recebendo salário de aposentadoria do Céu.

• Nossa luta aqui no palco do grande conflito é intensa; só descansaremos na morte ou na segunda vinda de Cristo quando formos levados ao Céu.

• Além disso, o líder espiritual administra a vitória para o povo de Deus para que este aproveite com satisfação as bênçãos do Céu enquanto avança.

• Os que se dedicam a Deus integralmente devem considerar como herança ao próprio Deus que é muito mais importante que bens materiais (vs. 14, 33).

• Assim como Deus usou Moisés até o seu último dia de vida (vs. 14-33), e usou Josué em sua velhice (vs. 1-13), Deus quer usar você desde a tua infância até o teu último dia.

O texto também apresenta-nos um alerta: O profeta Balaão no fim da vida rendeu-se aos encantos do mundo, vindo a morrer como adivinho juntamente como todos os feiticeiros, idólatras e politeístas pagãos habitantes dos territórios conquistados pelo povo de Deus (vs. 21-22).

A salvação estava disponível a quem quisesse, como se vê no episódio de Raabe e sua família (Josué 2), assim como a perdição é possibilidade, tentação e opção agradável a todo crente que preferir o caminho de Balaão (Números 22-25; 31:8; Judas 11; II Pedro 2:14-15; Apocalipse 2:14).

Fique atento(a):

1. Na religião verdadeira, o mais importante não é como iniciar, mas como terminar;

2. Avançar, sem nunca esmorecer nos planos divinos é o segredo da permanência na salvação;

3. Seguir as orientações que apontam para Jesus até o último dia da vida neste mundo é garantia do sucesso para entrar na Terra Prometida, a Canaã Celestial.

Afinal, vamos vencer? Então... reavivemo-nos diariamente! “Senhor, fortaleça-nos, capacita-nos! Amém.” /Heber Toth Armí /



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...