quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Josué 13 Comentários: Willie Edward Hucks

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Josué 13
Comentários:  Willie Edward Hucks

Josué serviu a Deus como um guerreiro valente por muitos anos, primeiramente sob a liderança de Moisés e depois como chefe de Israel. Então o Senhor lhe disse: "Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada". Então o Senhor relaciona este território.

A vida árdua de Josué como líder e guerreiro e os últimos anos da conquista de Canaã o haviam envelhecido. “É possível que suas energias tenham se esgotado rapidamente depois da longa carreira de serviço militar ativo e conturbado. Por isso, ele ficou alegre ao ouvir a ordem divina de cessar a campanha militar a fim de repartir a terra. ... Como verdadeiro servo de Deus, Josué demonstrou disposição de gastar suas energias no trabalho do Senhor.” (CBASD, vol. 2, p. 237). Nesta época, ele tinha cerca de 92 anos e certamente sentiu-se muito aliviado ao repassar a responsabilidade para as tribos. Ele viveu mais 18 anos e “morreu com a idade de 110 anos" (Jz. 2:8 NVI).

Cabia agora às tribos concluir a tarefa, cada uma dentro de seu próprio território. “Naquele momento, não parecia fazer sentido dar prosseguimento às campanhas militares, já que, muitas vezes, assim que se retiravam os exércitos de Israel, os povos vencidos voltavam e tornavam a habitar na terra. O plano era que as tribos, depois de se estabelecerem em suas heranças, ampliassem seus territórios. Restavam ainda muitas batalhas para completar a posse da terra, mas as bênçãos de Deus no passado era a garantia do sucesso futuro” (CBASD, vol. 2, p. 238.

Este capítulo traz ricas lições para nós hoje:

- Como no caso de Josué, resta um trabalho para Israel fazer.

- Muitas vezes Deus não permite que uma pessoa em posição de liderança realize a totalidade de uma tarefa, porque isso poderia levá-lo a acreditar que obteve o sucesso pela sua própria força.

- Assim como cabia aos israelitas a sua tarefa pessoal para completar a conquista da terra, nos cabe individualmente uma tarefa para a qual Deus nos chama, sob a Sua bênção e capacitação.

- A vitória na vida espiritual interior também é um trabalho em equipe, onde o Espírito Santo age sob nossa cooperação.

Que possamos dizer ao contemplar a tarefa inconclusa diante de nós,: "Eis-me aqui, Senhor, usa-me para o teu serviço".



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...