sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Gênesis 27 Comentários: Douglas Tilstra

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 27
Comentários: Douglas Tilstra

Esta história, como nenhuma outra na Escritura, exibe os resultados trágicos de pecados através de gerações. O plano de Rebeca é uma reminiscência do plano de Sara envolvendo Agar (Gênesis 16:1-5). Ambas as mulheres pretendem “ajudar a Deus” a cumprir sua promessa. Ambas usam métodos contrários aos planos de Deus. Rebeca perpetua os pecados de sua sogra para a próxima geração. A mentira de Jacó sobre sua própria identidade (v. 19) não é tão diferente das de seu pai e de seu avô sobre as identidades de suas esposas. Todos os três homens racionalizaram suas mentiras como algo necessário para o cumprimento da promessa de Deus. Na realidade suas mentiras revelaram covardia e desconfiança de Deus.

Outros traços transmitidos pelas gerações nessa história incluem favoritismo, discórdia conjugal, rivalidade entre irmãos, ciúme e ódio. Também os temas da tentativa de assassinato, a longa separação familiar e reconciliação final abrangem as gerações antes e depois de Jacó.

Esta história nos chama a refletir sobre nossas próprias famílias. Que traços, que pecados familiares, que hábitos e tendências temos herdados de nossos pais e avós? A consciência disso não diminui nossa responsabilidade pessoal, mas faz aguçar nosso foco em como e onde precisamos da graça de Deus em nossas vidas para enfrentar os ataques de Satanás.

Douglas Tilstra
Diretor de Liderança Exteriores e da Educação
Universidade Adventista do Sul

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...