segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Gênesis 23-Comentários: Jack J. Blanco

Leitura Bíblica: Gênesis 23
Comentários: Jack J. Blanco

Neste capítulo note como Abraão tratou de forma graciosa e cortês os filhos de Hete, um hitita, e como ele falou respeitosamente com eles. Por sua vez, observe como eles são respeitosos com Abraão e falam gentilmente com ele. Qual é a lição que podemos aprender desta primeira parte do capítulo? Nós, como Abraão, precisamos ser corteses e respeitosos com todas as pessoas, não importa sua raça ou cultura. Deus ama a todos. E, principalmente, se nós servimos como missionários e vivemos em outro país, nós, do mesmo modo como fez Abraão, precisamos lembrar que somos visitantes e convidados entre eles.

Além disso, observe como Abraão se curva diante do povo e pede-lhes que pleiteiem junto a Efrom, que possuía o campo e cova de Macpela, para que ele lhe vendesse sua propriedade, para que nela Abraão pudesse enterrar sua esposa. Efrom devia estar assentado entre os líderes hititas para que ele imediatamente tenha se levantado e dito a Abraão: “Não, meu senhor, eu vou dar-lhe o campo e caverna.” Abraão curvou-se, agradeceu Efrom por sua bondade, e respondeu: “Se você está disposto a dar-me a propriedade, deixe-me que eu lhe pague o que ela vale”. Efrom disse o quanto ela valia e Abraão a pagou, sem hesitação.

A terceira lição que podemos aprender deste capítulo é o quanto Abraão amava a Sara e que nenhum preço era demasiado grande para lhe dar um lugar apropriado para seu sepultamento. Isaías fala dela como a mãe da nação israelita (Is 51:2); Paulo a chama de mãe do filho prometido de Deus (Rm 4:19; 9:9); Pedro a exalta como exemplo de uma boa esposa (1Pd 3:6); e no livro de Hebreus ela é elogiada por sua fé (Hb 11:11).

Jack J. Blanco
Professor Emérito da Southern Adventist University


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...