domingo, 1 de março de 2015

Romanos 3 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos  Apóstolos de Jesus

Romanos 3
Pr. Heber Toth Armí

Paulo não foi politicamente correto ao escrever inspirado pelo Espírito Santo. Certamente, falar a verdade em uma sociedade relativista não será politicamente correto. A verdade nua e crua pode não satisfazer aqueles que afirmam não existir verdade absoluta, ao defender que a verdade é relativa para não ser desmascarado.

Algumas vezes preguei sobre este capítulo, por mais cuidado que tenha tomado, alguns ouvintes ficaram chateados. Um deles saiu antes que eu terminasse alegando ir à igreja para ouvir coisas agradáveis. Infelizmente ele perdeu o final do sermão.

“Deem-me um homem simples o suficiente para andar no meio da praça da cidade com uma Bíblia aberta e pregar o evangelho de Jesus Cristo até que alguém saia dali convertido ou ele saia ali de maca” (Paul Washer).

1. Deus é verdadeiro, Sua Palavra é a verdade e todo homem é mentiroso, iludido sobre si mesmo. Deus julgará a todos: judeus e gentios (vs. 1-8).

2. Deus faz um Raio X da humanidade e nunca achou um quadro melhor do que este revelado nos versos 9-20. Confira Salmo 14 e 53. Deus nunca se enganou e jamais mentiu: Não há ninguém bom, nem justo... “O mundo inteiro está sob o juízo de Deus” (Raúl Quiroga).

3. Deus mostra que, sem o Evangelho, Jesus e a justificação pela fé, não há nenhuma possibilidade de salvação, transformação e alteração do status de condenado por causa da transgressão da lei (vs. 21-31). “Nem a fé nem a lei são instrumentos de salvação”, comenta Quiroga.

Dos versos 23-27 Washer diz: “Se eu tivesse que perder cada pedaço das Escrituras e me fosse permitido ficar com um comigo, guardar um, apenas uma passagem de todas as palavras escritas por homens inspirados, eu escolheria esta passagem. Ao longo da História, grandes teólogos e pregadores chamaram-na de ‘a acrópole da fé cristã’. É o elemento essencial do evangelho”.

Contudo, infelizmente nos dias atuais não se ouve muitos pregadores expondo claramente a mensagem deste capítulo.

1. Só aquele que aceitar que é um miserável pecador carente da glória de Deus, aceitará um Salvador.

2. Somente aquele que perceber sua real condição buscará a verdadeira redenção.

Estude, aprenda, aplique e pregue mais este capítulo e serás recompensado por Deus! Pregue o verdadeiro Evangelho.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...