quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Lucas 10 Comentários: Pr. Heber Toth Armí


Lucas 10

Pr. Heber Toth Armí

Algum tempo atrás li um pequeno grande livro; pequeno em páginas, grande em conteúdo. O livro “Oração Radical”, do professor de Homilética Derek Morris, foi baseado nos primeiros versículos deste fenomenal capítulo de Lucas.

Nas poucas palavras delimitadas aqui, fica impossível reverter todas as excelentes aplicações que o livro apresenta (mas fica a dica). Em resumo, deixo os pontos homileticamente organizados ao leitor desta postagem; extraídos dos versos 1 a 12 e 17:

1. Vendo o mundo por uma perspectiva radical: A seara é grande!

2. Reconhecendo um problema radical: Os ceifeiros são poucos!

3. Fazendo a oração radical: Rogai ao Senhor da seara que envie trabalhadores para Sua seara!

4. Enfrentando desafios radicais: Vos envio como cordeiros para o meio de lobos!

5. Trabalhando com dependência radical: Não levar nada para depender tudo de Deus!

6. Desfrutando alegria radical: “Regressaram possuídos de alegria” (v. 17).
Este é o melhor livro sobre esta porção da Bíblia que li. Vale à pena ter e ler esta obra. Continuando, o texto bíblico apresenta outros pontos interessantes:

1. Muitos não aceitarão o evangelho pregado com inteira dependência de Deus (vs. 13-16); não se iluda pensando que todo verdadeiro discípulo deve levar à conversão a todos os que forem evangelizados.

2. É preciso corrigir o foco de nossa alegria: não o sucesso (muitas conversões, excelentes pregações, realizações de grandes milagres e expulsão de demônios), mas o ter o nome no livro da vida deve nos alegrar de verdade (vs. 17-20).

3. Jesus é o Salvador dos pecadores que humildemente refletem Seu caráter bondoso e compassivo aos moribundos deste mundo; Jesus ilustra isso na parábola do bom samaritano (vs. 21-36). Não basta ser religioso, é preciso ser misericordioso.

4. Jesus quer comunhão, não agitação na religião. Temos de aprender a trabalhar como Marta, sem ignorar a melhor parte da vida cristã, a comunhão com Cristo, ilustrada no exemplo de Maria (vs. 38-42).

Lucas, um inspirado médico escritor, sintetizou com maestria os grandes ensinamentos do Mestre dos mestres. Todos eles são totalmente válidos para instruir nossa vida e nortear nosso cristianismo.

O que decidimos fazer com os ensinos de Cristo determinará nosso destino.

“Senhor, reaviva-me por Tua Palavra; torna-me assíduo leitor e praticante destas sublimes gemas espirituais. Amém!”

Imagens do Google 
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...