quarta-feira, 14 de maio de 2014

Escutai- Jeremias 13



Escutai:Assim diz o Senhor
Pr. Heber Toth Armí

Vamos ler a Bíblia e se preparar para os desafios da vida? Abra o livro sagrado em Jeremias 13 e medite em cada uma de suas palavras. Tem somente 27 versículos, com preciosos ensinamentos. 

Ali Deus orientou Jeremias a comprar, usar e então enterrar um cinto de linho. Ao passar alguns dias, pediu-o que o desenterrasse, o qual apodrecera (vs. 1-11). A lição para Israel era que, da mesma forma que um belo cinto é útil e está ligado a quem usa, o povo de Deus fora adquirido do Egito, e se tornado próximo de Deus; porém agora, o orgulho e a independência corroeram e apodreceram a moralidade e a espiritualidade do povo. “O cinto apodrecido de Jeremias serviu para simbolizar a vida e o serviço medíocre de Israel” Comenta a Bíblia de referência de Scofield. 

Desta forma é possível que mesmo que no passado tenhamos nos entregado a Jesus, hoje podemos estar tão podres como o cinto de Jeremias. Talvez em algum tempo no passado, estivemos próximo a Deus como um cinto preso a quem usa, hoje podemos estar tão distante e enterrados em nossos pecados a ponto de ter tornado inútil. 

Pode ser que você já foi um fiel cristão e um tremendo instrumento nas mãos de Deus, mas hoje todas as tuas habilidades estão sendo usadas para o mundo, para teu bel-prazer e para a ruína. Hoje é dia de arrependimento, de voltar. Hoje é dia de reconsagrar. Agora é o tempo do reavivamento! Arrepende-te e reavive-se!

Simplicidade e clareza caracterizam a mensagem divina a um povo negligente; isso porque Deus quer salvar de todas as formas ao maior número de gente. Ele usa parábolas, dramatização, ilustração, etc. para atrair a atenção... até mesmo a tua! 

Após usar a ilustração clara do cinto comprado, usado e apodrecido (vs. 1-11), outra ilustração usada por Deus para chamar a atenção do povo foi odres cheios de vinho, o qual revelava o juízo iminente, a ira de Deus sendo despejada em jarros. 

R. K. Harrison, comentando os versos 12 a 14 diz: “Jeremias enfatiza que, assim como o álcool afeta o raciocínio e prejudica a mobilidade, na crise vindoura os homens se comportariam como se estivessem inebriados e não seriam capazes de distinguir amigos de inimigos, nem de se defender”. 

Ainda outra forma de alertar o povo foi o fato do etíope não conseguir mudar sua cor, nem o leopardo as suas manchas, mostrando quão grande e terrível é o mal e a condição fatal que o povo se encontrava. Por isso, as trevas do julgamento cairiam densamente sobre o povo, o qual seria levado para além do Eufrates, ao cativeiro babilônico (vs. 15-27). 

Somente a graça de Deus pode te alcançar onde você está para te livrar da desgraça para a qual você caminha. Livre-se do mal, mas não se livre de Deus; Ele tem como dar jeito a tua vida agora mesmo!

Ao ler e reler, meditar e refletir em Jeremias capitulo 13, me perguntei: Quais as aplicações para nossa vida destes 27 versículos? Em oração, cheguei as seguintes conclusões que:

1. É preciso analisar nossa espiritualidade com base neste capítulo a fim de que não sejamos uma igreja ignorante, arrogante e independente do Deus Onipotente.

2. É preciso cuidar para não afastarmos do Deus que ama, cuida e protege; pois longe dEle só há desilusão, ruínas e destruição.

3. É preciso depender de Deus para discernir nossa situação, e, obter dEle a solução para nossa vida; do contrário, não conseguiremos mudar nada em nós.

Deus usa todos os recursos possíveis e impossíveis para salvar até o mais terrível pecador, mas quando este não demonstra nenhum interesse, Deus permite colher os resultados do pecado. Por isso, é a Ele que devemos correr e orar: 

"Eterno e Soberano Deus, graças de damos por Teus planos que visam a nossa salvação. Precisamos mudar, mas não conseguimos por mais que nos empenhemos; contudo, sabemos que Tu podes tudo, por isso confiamos a nossa vida em Tuas mãos a fim de que operes a devida transformação. Que nossa vida alcance o ideal que traças-te para nós para que vivamos a concretização de Teus planos no dia de hoje. Em nome de Jesus, amém".

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...