sexta-feira, 18 de abril de 2014

O servo Sofredor - Isaías 53


O servo sofredor
 Pr. Heber Toth Armí

Para mim, difícil é dizer qual o verso bíblico preferido; mas considero o capítulo de leitura de hoje – Isaías 53 –, o mais belo, extraordinário, profundo e teológico da Bíblia; sendo ela o Livro dos livros, considero este o Capítulo dos capítulos. 

Nele, encontro ampliado o verso mais conhecido do Novo Testamento: João 3:16. Além disso,em seus 12 versos, vejo o resumo, não só dos quatro evangelhos, mas de toda Palavra de Deus. Sua mensagem é profética/messiânica, a coroa das profecias. Há ricos detalhes sobre Cristo reunidos num só lugar escritos cerca de 800 anos antes do Seu nascimento. 

Todavia, o que mais impressiona é o amor divino ali estampado objetivando alcançar-me. O sacrifício apaixonado traçado neste capítulo levou o eunuco a entregar-se ao Salvador (Atos 8); foi base à cristologia do apóstolo Pedro (I Pedro 2); e, a fonte de outros escritores bíblicos. Tal amor motiva-me a um compromisso total com Cristo. Eu me rendo cada dia a esse amor, e você?

Sendo o capítulo do Antigo Testamento mais comentado no Novo Testamento, Isaías 53 é especial. 

Suas sublimes palavras nos elevam para mais perto de Deus por meio do coração ferido de Jesus, em Sua paixão na cruz por nós. Desta forma, a cruz de Jesus é a mais eloquente expressão de amor divino por mim e por você; 

Jesus na cruz não foi um mero acidente, mas um plano traçado em harmonia com o Pai durante toda a eternidade; e, esse ato de Jesus na cruz foi o Seu gesto mais profundo de sacrifício. 

Deus ama você e enviou Seu Filho, não para escrever com letras de fogo a frase EU TE AMO, mas para revelar na prática o mais puro, elevado e nobre amor do Universo. Embora desejo escrever mais sobre o capítulo de hoje, concluirei esta curta reflexão com as palavras de Phillip P. Bliss:

“Homem de dores”, nome encantador
Para o Filho de Deus que veio, em amor,
Resgatar o arruinado pecador!
Aleluia! Que Salvador!

Vergonha e zombaria suportou,
Meu lugar de condenação assumiu,
Com Seu sangue o meu perdão selou;
Aleluia! Que Salvador!

Como desconheço outro Ser que fez tanto por mim, dedicarei a Ele minha vida até o fim! E você? Decida-se e tenha Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...