sábado, 1 de junho de 2013

O outro lado MD- I Pedro 3:9

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo
 Em toda a trajetória do ministério de Cristo vemos que a mansidão é uma característica de Sua conduta e um requisito básico para sucesso na vida espiritual. Meditemos nas palavras de George Knight.

Oferecendo o outro lado
George R.Knight

Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. I Pedro 3:9

Oferecer o outro lado não é muito fácil quando você acabou de ser ferido do lado direito. Um tapa no rosto era o insulto pessoal máximo para um judeu. E Jesus agora diz que devemos oferecer  o outro lado. Impossível!

Está Jesus dizendo que se um bêbado ou um lunático violento vem e me fere no rosto, devo imediatamente lhe oferecer o outro lado? Tal instrução faria os ensinos do Senhor parecerem ridículos.

O que, então, está Ele querendo defender? Novamente precisamos analisar o contexto e a quem Jesus está se dirigindo.
Em parte, Ele estava falando dos costumes dos escribas e fariseus. Na tradição rabínica, cada pessoa tinha permissão para desforrar-se até a letra da lei do olho por olho. Era permitido que toda pessoa se tornasse juiz, jurado e algoz. A lei de Deus era usada pelos que liam um lado só do Antigo Testamento para justificar a retaliação. Por isso Jesus está falando acerca da justificação legalista deles mesmos.

Mas Jesus está falando também aos Seus seguidores, cuja justiça deve exceder a dos líderes religiosos judaicos. Seu destaque em Mateus 5:39, tem mais haver com o que não devemos fazer do que com o que devemos. Oferecer o outro lado simboliza o espírito não vingativo, humilde  e manso que deve caracterizar os cidadãos do reino.

Nas três ilustrações dadas em Mateus 5:39-41, Jesus está dizendo, em suma, que devemos morrer para nós mesmos. Ele deseja mudar tanto o nosso coração como nossas expressões exteriores. No momento em que sou ferido, quero me desforrar. Isso é o que preocupa Jesus. Ele diz que devemos nos libertar desse espírito. Devemos morrer para nós mesmos e para nosso orgulho. Precisamos aprender a ser como Jesus, que aguentava insultos pessoais sem retribuir. Devemos deixar a vingança com Deus.

Para isso precisamos da graça.

Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

Seja um agente abençoador compartilhando esta mensagem com os amigos.

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...