sexta-feira, 26 de abril de 2013

"Vos digo"MD-Mateus 5:21 e 22.

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo
“Eu, Porém, Vos Digo”
George R.Knight

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. Mateus 5:21 e 22.

Em   Mateus 5:21, chegamos à primeira das seis ilustrações sobre como nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus.

Em todas essas ilustrações encontramos as expressões “Ouvistes que foi dito” e “Eu, porém, vos digo”. Quem deu origem à expressão inicial foram líderes judeus como os escribas e fariseus, que tomaram; a lei de Deus no Antigo Testamento e criaram uma tradição verbal para proteger essa lei e aplicá-la à vida do povo. Esses líderes judeus eram geralmente sinceros em seu esforço por tornar a lei significativa. M a sua sinceridade não os protegeu do erro.

Por isso é que Jesus Se apresenta com a expressão: “Eu, porém,vos digo.” Estas palavras são de importância crucial na compreensão de Mateus 5:21 a 48, e de todo o Sermão do Monte.

Observem que Jesus não hesita em apresentar-Se como uma autoridade. Ele não está agindo como um rabino comum que começaria dizendo: “Há um ensino que diz... “ ou “O rabino fulano de tal disse que...” Jesus não baseia Seu ensino na autoridade de outros. Não, Ele era a autoridade no que se referia à lei.

Jesus aborda a lei não como um mero instrutor, mas como o legislador, Aquele que conhece a extensão e a profundidade da lei, porque Ele é o Deus que deu a lei.

Jesus Cristo não era mero homem, mero expositor da lei, ou sim­plesmente um outro profeta. Ele era infinitamente mais do que isso, e não Se envergonha de reivindicar Sua autoridade como Senhor da lei. Afinal, Ele é Deus o Filho. Embora tenha vindo em semelhança da carne do pecado, ainda fala com autoridade divina. Por isso, cada uma de Suas palavras é de capital importância para nós.

(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

O Senhor Jesus é maravilhoso! Ele nos promete que estará conosco em nossa caminhada, em nossa jornada aqui nessa terra. E por mais que nós passemos por caminhos tortuosos e até pelo vale da sombra da morte não tememos porque ELE, o nosso Deus está sempre presente para nos livrar e nos guiar!

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...