segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Maravilhoso Jesus João 19:5



Cenas da sala de julgamento


Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: “Eis o homem!” João 19:5, NVI.


Deixe-me esboçar para você três cenas dramáticas daquela última sexta-feira da vida de Jesus, eventos que aconteceram entre cerca de 6h00 e 8h00 da manhã na sala de julgamento de Pilatos.


Cena 1: Os anciãos dos judeus chegam cedo, tiram Pilatos da cama. Eles arrastam Jesus, amarrado, perante ele.


"O que vocês querem?", pergunta ele.

"Julgamos este homem e chegamos a conclusão de que é digno de morte", eles respondem.

"Então vocês resolvam isso", diz-lhes Pilatos.

"Mas não temos permissão para decretar a pena de morte", eles lembram Pilatos.


Pilatos vai à sala de julgamento do tribunal para formalmente examinar a Jesus. Mas os líderes religiosos não entram na sala de julgamento, porque não querem contaminar-se e assim ficarem impossibilitados de comer a Páscoa! (João 18:28).


Você consegue imaginar isso? Pessoas ansiosas para matar um homem inocente, mas escrupulosas a respeito de uma cerimônia religiosa! Quão incoerente pode se tornar uma religião! Esta cena sugere que não há limite.


Cena 2: O prisioneiro em sua cela não nutre qualquer esperança. Qualquer dia desses – certamente não muitos dias depois – ele ouvirá os passos dos guardas se aproximando, da chave girando na fechadura, e eles irão levá-lo embora. Qualquer dia desses a sua cruz lhe será entregue.


A mão de ferro de Roma não tolerava revoluções – e ele era um rebelde. Eles o tinham apanhado, açoitado, e jogado na cadeia. Logo ele iria ser pendurado em uma cruz romana, executada à vista das multidões de transeuntes. Assim todos iriam entender a mensagem: não tente se opor a Roma!


Passos. Eles estão vindo! A chave gira na fechadura. Acabou! O guarda o agarra, mas ao invés de arrastá-lo para ser executado, solta os grilhões que o prendem. Ele o conduz até o portão da prisão e o liberta.


Barrabás, assassino, e revolucionário, contra todas as expectativas é libertado.


Mais tarde será que alguém dirá a Barrabás que Pilatos queria libertar Jesus, mas que os líderes religiosos gritaram para que ele fosse liberto? Será que caminhando fora dos portões da cidade ele verá as três cruzes e no centro a cruz que deveria ter sido dele?


Cena 3: Disse-lhes Pilatos: "Eis o homem!" (João 19:5).


"Ali estava o Filho de Deus, com as vestes da zombaria e a coroa de espinhos. Despido até à cintura, as costas mostravam-Lhe os longos e cruéis vergões, de onde corria o sangue abundantemente. Tinha o rosto manchado de sangue, e apresentava os sinais da exaustão e dor; nunca, no entanto, parecera mais belo" (O Desejado de Todas as Nações, p. 735).


Que homem! Que Salvador!


ORAÇÃO


Querido Jesus, a Tua disposição de ir até as últimas conseqüências a fim de salvar a humanidade enche o meu coração de admiração. Como Tu és lindo! Aceite a minha gratidão e o meu amor.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...