terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 27:32

09 de Novembro

Simão de Cirene


Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz. Mateus 27:32, NVI.


Depois de Pilatos ter dado ouvido aos gritos da multidão e ter entregado Jesus aos soldados para a crucificação, eles o levaram para ser chicoteado, prelúdio costumeiro de toda execução. O chicote romano não era um açoite comum; tiras de couro com pedaços de metais e ossos cortavam profundamente as costas nuas do prisioneiro.


Agora Jesus começa a sua última marcha. A cabeça ensangüentada pela coroa de espinhos, a face desfigurada pelos violentos golpes, o sangue escorrendo dos lábios inchados, as costas dilaceradas. Roma aproveita para dar o seu último alerta à população: o condenado de Roma não apenas irá morrer sobre uma cruz, mas deverá levá-la pelas ruas da cidade até o local da execução.


Jesus tropeça, cai sob o peso da cruz. Não porque é um fracote – algo que Ele não é, Seus músculos bem formados evidenciam anos de trabalho duro – mas porque os acontecimentos das últimas 12 horas drenaram as Suas forças. Além da dor, da traição e do abandono, além da dor dos golpes na cabeça e da flagelação pelos soldados, Ele carrega algo mais pesado do que uma cruz romana. Ele carrega os pecados do mundo, e eles estão partindo o Seu coração.


O prisioneiro permanece caído com a Sua cruz em cima dele. O que fazer? Os soldados certamente não carregarão o símbolo do supremo desagrado de Roma. Então eles vêem um transeunte, Simão de Cirene, entrando na cidade para a Páscoa. Eles lhe ordenam levantar a cruz e carregá-la atrás de Jesus.


Simão de Cirene – finalmente encontramos um caráter encorajador entre o elenco sombrio dessa triste manhã de sexta-feira. A Escritura diz que ele era "o pai de Alexandre e de Rufo" (Marcos 15:21), aparentemente pessoas bem conhecidas entre os primeiros cristãos a quem os escritores do Evangelho primeiro enviaram seus relatos inspirados sobre Jesus. Ou seja, Simão de Cirene, com o passar do tempo se tornou um crente e seus filhos também.


"O conduzir a cruz ao Calvário foi-lhe uma bênção e, posteriormente, mostrou-se sempre grato por essa providência. Isso o levou a tomar sobre si a cruz de Cristo por sua própria escolha, suportando-lhe sempre animosamente o peso" (O Desejado de Todas as Nações, p. 742).

Em meio à crueldade daquela última sexta-feira algumas pessoas encontrariam salvação. A cruz, que trouxe a tona o mal radical da natureza humana, também trouxe nova vida para diversas pessoas – um Simão de Cirene, um ladrão que estava morrendo, um soldado romano. Eles foram os primeiros frutos da colheita prevista pelo próprio Jesus "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo" (João 12:32, ARA).


Simão encontrou a salvação, levando a cruz de Jesus. Estou disposto a levar essa cruz hoje?


ORAÇÃO


Senhor sofredor, forte e corajoso, quero hoje tomar a Tua cruz e Te seguir bem de perto.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...