domingo, 14 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 5:6


Jesus e o Homem à Beira da Piscina


Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado?" João 5:6, NVI.


A história do homem à beira da piscina de Betesda costumava me incomodar. Parece ser produto de superstições da Idade Média: cegos, coxos e paralíticos, em volta da piscina, esperando por um milagre. De vez em quando um anjo desce e agita as águas. E se você consegue entrar na água à frente dos demais é curado de qualquer doença!


É esta a maneira de Deus trabalhar? Sua cura é reservada para o mais rápido e o mais forte, para o que empurra os outros para o lado e chega primeiro à água?


Já vimos fotos deles. Cegos, coxos e paralíticos peregrinando a caminho de Lourdes, onde a Virgem Maria supostamente teria aparecido a uma jovem mulher. Outros se esforçam para chegar a uma catedral, a uma local sagrado, o qual supostamente lhes dará poder.


Outros ainda, protestantes, vão atrás de operadores de milagres. Participam de programas de televisão ao vivo, esperando na fila para serem tocados na cabeça pelo pregador e serem pronunciados curados.


Não, Deus não trabalha dessa maneira. Ele pode curar, e cura, milagrosamente. Mas suas bênçãos, não são apenas para o mais forte e o mais rápido. E Deus, eu penso, está furioso com a exploração religiosa, com qualquer atividade que enriqueça alguns a partir da miséria da humanidade.


É significativo que os mais antigos manuscritos do Novo Testamento omitem o versículo 4 – a história do anjo agitando as águas e curando a pessoa que conseguisse chegar primeiro à água. Essa declaração, provavelmente, tenha sido acrescentada mais tarde por alguém que acreditava em tal superstição.


É claro, o homem à beira da piscina acreditava. Pobre desgraçado; inválido há 38 anos. Esta parecia ser a sua única esperança. Que esperança mais improvável! Como poderia ele, aleijado como era, entrar primeiro na água?


Que vida – 58 anos de invalidez! Longos anos de espera paciente, tentando obter a cura.


Então Jesus veio a ele e perguntou: "Você quer ser curado?" (versículo 6, NVI). O homem conseguia pensar apenas na piscina, no seu problema em conseguir chegar até a água. Será que Jesus estava prestes a se oferecer para ficar perto dele e ajudá-lo a entrar na piscina quando a água fosse agitada?


Não. Jesus tinha algo melhor para ele: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande" (Versículo 8, NVI). E instantaneamente o homem foi curado. Pegou sua cama e foi embora. No passado ele havia confiado em superstições, nesse dia ele apegou-se pela fé à palavra de Cristo.


ORAÇÃO


Querido Jesus nossas almas estão paralisadas. Por nós mesmos somos tão incapazes de viver uma vida santa como o paralítico estava impossibilitado de caminhar. Entretanto ouvimos a tua palavra e hoje erguemos os olhos para receber a cura e a libertação que vem de Ti.


Autor: William G. Johnsson


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...