segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 8:11


Jesus e a Mulher Apanhada em Adultério


Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". João 8:11, NVI.


Com cada uma das últimas seis pessoas que ressaltamos do Evangelho de João – Natanael, a mãe de Jesus, Nicodemos, a mulher junto ao poço, o oficial do rei, e o homem à beira da piscina – Jesus falou a palavra de salvação. Mas para a mulher apanhada em adultério Ele trouxe a salvação permanecendo em silêncio.


É cedo de manhã em Jerusalém. Os longos raios do sol nascente incidem sobre a face do Templo salientando a ornamentação de ouro e iluminando os blocos de mármore. Jesus senta-se no pátio para ensinar, rodeado por uma multidão de ouvintes atentos a cada frase. Jesus levantou-se cedo e está aqui desde o nascer do sol.


Repentinamente, a calma beleza da manhã é interrompida. Um grupo de escribas e fariseus abre caminho através da multidão, arrastando uma mulher que parece assustada até a morte. Eles a lançam perante Jesus e falam bem alto para todo mundo ouvir: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" (Versículos 4, 5, NVI).


É claro que é uma armadilha. O que quer que Jesus responda, eles imaginam encontrar motivo para acusá-Lo. Se Ele falar em favor da mulher, estará mostrando que não tem consideração para com a lei – como eles já o acusavam. Se Ele lhes disser para apedrejarem a mulher, eles podem levar isso às autoridades romanas – estará tomando a lei em suas próprias mãos.


E a mulher espera, aterrorizada. Apenas uma palavra de condenação de Jesus e ela morrerá.


O que Jesus dirá? Ele não diz nada. Inclina-se e começa a escrever na poeira.


A tensão aumenta. Os escribas e fariseus O pressionam para que pronuncie o veredito, mas Ele continua a rabiscar na areia como se nada ouvisse.


Finalmente Ele se levanta. "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela" (versículo 7, NVI). Eles agora observam o que Ele havia escrito, e um por um seus acusadores saem de fininho. Jesus escreveu apenas o suficiente para que soubessem que Ele conhece seus pecados secretos! A mesa virou. A hipocrisia dos escribas e fariseus foi exposta.


E a mulher? Tremendo, aguarda o veredito por parte de Jesus. A sentença não vem. Finalmente cada acusador desaparece à distância, e ela fica cara a cara com Jesus. Olhando em seus olhos, Ele diz: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".


ORAÇÃO


Ó misericordioso Salvador, você que lê meus pensamentos secretos e conheces cada detalhe da minha vida, te agradeço por me aceitares como sou. No poder da Sua vida sigo em frente neste novo dia.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...