sábado, 13 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 4:48


Jesus ​​e o Oficial do Rei


Disse-lhe Jesus: "Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão" João 4:48, NVI.


Os motivos do oficial do rei estavam misturados, e assim ele representa a cada um de nós. Buscamos o dom, sendo que deveríamos buscar o Doador.


Observe como o ato de "crer" está presente nas diversas fases da história: "Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão," disse Jesus ao oficial enquanto este implorava para que Jesus fosse a Cafarnaum (na ocasião Jesus estava em Caná) e curasse o seu filho que estava gravemente enfermo.


Quando, em desespero, o oficial gritou: "Senhor, vem, antes que o meu filho morra!" Jesus deu a boa palavra: "Pode ir. O seu filho continuará vivo" (versos 49, 50). E ele acreditou. "O homem confiou na palavra de Jesus e partiu" (João 4:50).


"Assim, creram ele e todos os de sua casa." (versículo 53). O oficial havia acreditado na palavra de Jesus; agora, ao confirmar que seu filho havia sido curado, passou a crer em Jesus de uma maneira especial.


Aqui vemos três estágios no crescimento da fé;


Estágio 1: uma fé frágil, vacilante. O oficial procura a Jesus, porque tem uma certa medida de fé nEle – não como o Messias, mas como alguém capaz de realizar curas. Se Jesus operar um milagre e devolver a saúde a seu filho, ele irá aceitá-lo também – não apenas seus atos poderosos.


Estágio 2: as palavras de Jesus cortam até o osso, e expõe a superficialidade da fé do oficial. "Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão" (v. 48, NVI). Agora o oficial percebeu que Jesus podia ler seus motivos. "Sua vacilante fé apareceu-lhe em seu verdadeiro caráter. Em profunda aflição, compreendeu que sua incredulidade poderia custar a vida do filho" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 198).

Mas ele creu nas palavras de Jesus que seu filho viveria. Embora até aquele momento os milagres de Jesus tinham acontecido pelo ato dele impor a mão sobre o doente, o oficial aceitou que o poder de Jesus poderia transpor a distância de Caná a Cafarnaum.


A distância de Caná a Cafarnaum é de apenas cerca de 22 quilômetros. O oficial se encontrou com Jesus à uma da tarde; Ele tinha tempo suficiente para chegar a sua casa naquele mesmo dia. Mas ele não se apresou, chegou a Cafarnaum somente no dia seguinte. Ele não estava ansioso, pois confiou na palavra de Jesus.


Estágio 3: a boa palavra dos empregados confirmou e reforçou a fé do oficial. Ele e toda a sua casa passaram a crer em Jesus – não apenas como um operador de milagres, mas como o Messias.


ORAÇÃO


Ó Deus, Tu sabe como os nossos motivos são misturados. Nós te buscamos, mas também buscamos aos nossos próprios interesses. Conduze-nos a inabalável confiança em Ti.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...