sábado, 27 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 21:18


Envelhecendo Graciosamente


Digo-lhe a verdade: "Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir". João 21:18, NVI.


Nesta passagem, Jesus predisse a maneira da morte de Pedro. No final do seu caminho ele seria pendurado, como o seu Mestre, numa cruz. A tradição conta que quando aquele dia chegou, Peter, talvez recordando sua tríplice negação de Jesus, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.


Pedro, sempre ativo, rápido para assumir a liderança, pronto para entrar em lugares que os anjos receiam entrar, terminaria sua jornada na mão dos outros, seria levado para lugares que não escolheria ir. O que lhe aconteceu de certa forma é uma ilustração do que todos nós enfrentamos à medida que envelhecemos.


Envelhecer graciosamente – este é o objetivo. Tenho observado que muitas pessoas ao se aposentarem caem num padrão de pensamento negativo. Aprés moi le déluge ("Depois de mim o dilúvio"), parecem pensar, juntamente com Luis XV. A empresa não será mais tão boa, tudo já está começando a desmoronar; os velhos tempos eram melhores.


É difícil entregar as rédeas do controle para mãos mais jovens. É difícil entregar as rédeas de nossas próprias vidas para outra pessoa. Para conseguirmos envelhecer graciosamente, precisamos muito da graça do Senhor.


Paulo descobriu o segredo da eterna juventude. Embora seu homem exterior – o corpo – estivesse definhando, ele afirmou, o homem interior – o seu espírito – era renovada a cada dia (2 Coríntios 4:16). Ele havia aprendido a desviar o olhar dos outros e a manter os olhos fixos no Senhor Jesus. "Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles", disse ele. "Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" (versos 17, 18, NVI).


Minha autora Cristã predileta coloca desta maneira: "Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida" (Parábolas de Jesus, p. 312).


Jesus era "cheio de graça e de verdade" (João 1:14, NVI). Cada fase da sua vida – infância, adolescência, vida adulta, carpintaria, ministério – foi marcada pela graça.


Que o mesmo possa ser dito também a nosso respeito hoje, não importa a nossa idade.


ORAÇÃO


Pai da existência ajuda-me a enxergar a beleza de cada fase da vida. Que eu viva o presente com entusiasmo e consiga envelhecer graciosamente.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...