segunda-feira, 18 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 15:28


A Religião do Irmão Mais Velho

O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Lucas 15:28, NVI.

Comumente chamamos a famosa história de Jesus em Lucas 15:11-32 de a parábola do filho pródigo. Essa designação perde a metade da história – a metade principal. Um melhor nome seria o pai amoroso ou os dois filhos pródigos.

Os dois filhos estavam perdidos – este é o ponto. O filho mais velho estava tão verdadeiramente perdido quanto seu irmão. Na verdade, seu caso parece pior, porque quando a história termina, ele ainda está lá fora discutindo com o pai, enquanto o filho mais novo está seguro dentro de casa.

Os dois filhos estavam perdidos. Um estava perdido fora de casa, mas o outro estava perdido dentro. Podemos estar dentro da igreja e perdidos da mesma forma que os bêbados e as prostitutas estão perdidos fora.

Algo estava terrivelmente errado com a religião do irmão mais velho. Ele tinha sido um "bom menino". Jamais havia desonrado o bom nome da família. Havia trabalhado duro e nunca tinha desobedecido.

Mas havia algo terrivelmente errado com a sua religião. Esta o leva a não querer entrar na festa. Ele permanece lá fora discutindo. Se seu irmão (note que ele o chama de "seu filho" em vez de "meu irmão"!) está lá dentro, então ele não quer entrar!

Será que existe a possibilidade de um dia acabarmos discutindo com Deus, recusando entrar em seu reino, por acharmos que o seu julgamento falhou em algum aspecto?

Incrível! No entanto, isso é o que essa parábola sugere.

Essa história, assim como as duas que a precedem, em Lucas 15 – a ovelha perdida e a dracma perdida – foi proferida especificamente para pessoas "boas". Quando os publicanos e pecadores se reuniram ao redor de Jesus, prestando muita atenção às suas palavras, os fariseus e doutores da lei murmuraram: "Este homem recebe pecadores e come com eles" (Lucas 15:2, NVI). Isto fez com que Jesus contasse as três parábolas dos "perdidos e achados".

As primeiras duas e a primeira metade da terceira parábola têm o mesmo foco – o "perdido", representando os publicanos e os pecadores a quem Jesus acolheu com alegria. Somente na terceira história, na segunda metade, observamos o recado de Jesus. E quão poderoso é esse recado – os líderes religiosos estão mais distantes da salvação do que aqueles a quem desprezaram!

Você notou que Jesus deixou a parábola inacabada? Ele não diz se o irmão mais velho se arrependeu, cedeu à súplica do pai e entrou para a festa. A história foi deixada inacabada porque quando Jesus a contou os escribas e fariseus ainda tinham uma chance – a porta ainda estava aberta.

A porta ainda está aberta hoje para as pessoas "boas" que pensam que são melhores que os publicanos e pecadores.

ORAÇÃO

Amorável Pai. Quero sentir de forma envolvente o teu interesse especial por mim e por todo ser humano. Assim conseguirei olhar para o meu próximo como meu irmão.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...