domingo, 17 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 15:12


Sobre o Deixar Ir

O mais novo disse ao seu pai: “Pai, quero a minha parte da herança”. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Lucas 15:12, NVI.

Ele era um pai sábio. Embora seu coração estivesse doendo ao ver o filho querer cortar os laços familiares, ele não impediu o desejo do filho.

Ele havia observado com preocupação os sinais que apontavam para o que estava acontecendo hoje – a inquietação, as reclamações, a inconformidade para com as regras. Houveram cenas de atrito. De alguma forma o filho – seu filho – só conseguia ver defeitos. Parecia impossível agradá-lo.

Olhando para trás, tudo parecia inevitável. Apesar de suas orações e de seus pedidos, o seu garoto tinha estado preparando-se – e a família – para este dia. Era como se ele quisesse que eles ficassem felizes em se livrar dele, era como se ele quisesse agir de forma desagradável para que a separação final fosse um alívio.

"Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles" – entre os dois filhos. Ele deu ao rapaz o que ele queria, deu um passo atrás, e o deixou ir.

E ele foi.

Essa é a parte mais difícil da paternidade – deixar ir. Lembro-me vividamente dos tumultuosos anos adolescentes de nossos filhos, quando eu e minha esposa gritamos e choramos e oramos e suplicamos. Finalmente fizemos o que precisávamos fazer – os deixamos ir. Entregamos nossos filhos ao Senhor:

"Senhor, cuida deles, pois não podemos fazer mais nada!" imploramos.

Eu acredito que nós que somos pais temos que crescer tanto quanto nossos filhos – talvez mais. Acredito que quanto mais dedicados sejamos como pais, mais intensa será a luta para deixar nossos filhos partirem.

Mas uma coisa é certa: eles partirão. Eles partirão de uma maneira ou de outra. Podemos tentar impor a nossa autoridade, certos de que sabemos o que é melhor para eles, mas eles partirão. A única questão é se a separação será amigável ou rancorosa.
Na verdade, eles precisam partir. Para que possam tornar-se adultos, para que possam compreender seu potencial, para que possam tornar-se cristãos sólidos fruto de sua própria escolha, eles precisam partir.

E se conseguirmos encontrar a força necessária para deixá-los ir graciosamente, poderemos encontrá-los novamente. Foi isso que aconteceu com o pai, que era um pai sábio, na famosa parábola de Jesus. “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou” (Lucas 15:17-20, NVI).

ORAÇÃO

Querido Pai celeste, dá-me a graça de deixar as pessoas que amo partirem a fim de que alcancem o seu máximo potencial.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...