sábado, 28 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 16:19


O Privilégio de Ser Membro da Igreja


Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus. Mateus 16:19, NVI


Para um crescente número de cristãos hoje, a igreja é como um clube social. Dependendo de como eles se sentem em um determinado dia, eles podem ou não aparecer. Talvez decidam renovar a filiação por mais um ano, talvez tirem um ano de folga.


Alguns clubes são mais exigentes do que a igreja. Os membros do Rotary Club, por exemplo, precisam participar da reunião semanal, não importa aonde suas viagens possam levá-los. Uma série de ausências leva à perda automática do privilégio de ser membro.


Nós, cristãos, devemos valorizar mais a igreja. Embora cada indivíduo precise aceitar a Cristo individualmente, depois desse passo ele já não está mais sozinho, torna-se parte de algo muito maior do que si mesmo – a igreja. Nós, cristãos, temos uma identidade corporativa, assim como uma identidade individual.


As Escrituras utilizam muitas metáforas para explicar a natureza da igreja e o privilégio de ser membro. A igreja é o corpo de Cristo, um templo, uma casa, um exército, uma nova raça, uma comunidade, uma família.


Ellen White também utiliza uma série de figuras gráficas. A igreja é o estojo que contém as jóias de Deus (Testemunhos, vol. 6, p. 261), é a rede de comunicação de Cristo (Atos dos Apóstolos, p. 122), Sua fortaleza em um mundo revoltado (Medicina e Salvação, p. 89), Seu representante na Terra (Atos dos Apóstolos, p. 122), o objeto do Seu máximo cuidado (Parábolas de Jesus, p. 166), a cidade de refúgio de Deus (Atos dos Apóstolos, p. 9, 11), o teatro da graça de Deus (Atos dos Apóstolos, p. 9, 12).


Durante a Idade Média a Igreja abusou da sua alta vocação – as palavras de Jesus, em Mateus 16:18, 19, foram usadas como justificativa para o tratamento despótico de monarcas e do homem comum. Foi com este espírito que o imperador alemão Henrique IV foi mantido aguardando na neve enquanto o papa exibia a sua autoridade. Homens e mulheres comuns temiam a excomunhão mais do que tudo, pois significava o impedimento de serem sepultados em terra consagrada e receberem à vida eterna.


Nossos problemas hoje são exatamente o oposto. Queremos desnudar a igreja de autoridade, transformá-la em um centro social, submetê-la a nossos caprichos.


Mas Jesus ainda é o Senhor da Igreja. Ela ainda é o seu corpo. Corremos um perigo eterno quando consideramos de forma leviana o privilégio de ser membro da igreja.


ORAÇÃO


Senhor Jesus. Compreendo que ao aceitá-lo como Salvador e Senhor, passei a fazer parte da Sua Igreja. Ajuda-me a valorizá-la e apoiá-la de todos os modos possíveis.


Autor: William G. Johnsson


Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...