terça-feira, 10 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 28:16


As montanhas de Mateus


Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Mateus 28:16, NVI


As montanhas parecem receber um destaque especial no Evangelho de Mateus. Só Mateus menciona que Jesus pronunciou o seu mais famoso sermão, a Carta Magna do reino dos céus, em uma montanha (Mateus 5:1).

Este foi o Monte da bênção, o Monte da inauguração. No Evangelho de Mateus, logo no início, vemos Jesus em uma montanha.


A última descrição de Jesus que encontramos nesse Evangelho apresenta-O novamente em uma montanha. O Senhor ressuscitado, vencedor da morte, ordena a Seus seguidores irem por todo o mundo levando as boas novas do reino. Suas palavras são ditas com autoridade. "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra" (Mateus 28:18, NVI). Suas palavras vem acompanhadas de um imperativo divino: "vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os... ensinando-os.” Mas suas palavras vibram de emoção ao lhes garantir:"Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (versículos 19, 20, NVI).


Este é o monte da Grande Comissão.


Mateus menciona ainda duas outras montanhas. Diferentemente das duas primeiras, estas são mencionadas também por outros escritores.


Perto do final do Seu ministério Jesus levou Pedro, Tiago e João a uma "alta montanha" (Mateus 17:1). Lá, ele se transformou, perante eles, seu rosto passou a brilhar como o sol e suas roupas tornaram-se brancas como a luz. Moisés e Elias falaram com Ele sobre a sua iminente paixão. Esta cena foi um prenúncio da cruz e uma preparação para o que Jesus teria que enfrentar.


Este foi o Monte da Transfiguração.


Temos ainda outro monte – o Calvário. "Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira" (Mateus 27:33, NVI). Ali Ele morreu. Aquele que havia curado o povo mediante suas palavras e obras. Aquele que era o Filho de Deus.


Hoje, subamos a montanha com Jesus.


ORAÇÃO


Senhor da providência. Alguns lugares e circunstâncias se tornam especiais em nossa vida, pois assinalam novos rumos, novas etapas. Não sei a que montanha me levarás hoje, mas sei que contigo estarei no melhor lugar do mundo.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...