sexta-feira, 1 de abril de 2011

*Maravilhoso Jesus- Mateus 5:1, 2,

Meditação Diária - 02 de Abril



O novo Moisés


Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los dizendo: Mateus 5:1, 2, NVI


Durante os meses de Abril e Maio vamos meditar acerca do ministério de Jesus conforme retratado de forma distintiva por Mateus. Nesse Evangelho veremos Jesus como um rei e também como a personificação da sabedoria. Acima de tudo vamos descobrir que Mateus descreve a Jesus como o Grande Mestre, o novo Moisés.


Cada escritor dos Evangelhos seleciona um incidente diferente para destacar o início do ministério de Jesus. E cada um encerra o seu Evangelho de uma forma que exemplifica o retrato por ele desenvolvido.


O primeiro ato do ministério de Cristo que Mateus destaca é o Sermão da Montanha. Ele dedica três capítulos inteiros – e que capítulos fantásticos! – para nos transmitir as instruções do Professor por excelência. Este é o maior bloco único de ensinamentos de Jesus encontrado em qualquer lugar do Novo Testamento.

Além disso, o Evangelho de Mateus é estruturado em torno de cinco sermões, assim como Moisés escreveu os seus cinco livros. Depois do Sermão da Montanha (capítulos 5-7), encontramos o Sermão sobre o Discipulado (capítulo 10), as parábolas acerca do Reino dos Céus (capítulo 13), o Sermão sobre a Igreja (capítulo 18), e o Sermão acerca do Fim (capítulos 24, 25).


A última narrativa desse Evangelho é uma cena de ensino. O Cristo ressuscitado, investido de toda a autoridade, dá Suas instruções de despedida a partir de uma montanha na Galiléia (Mateus 28:16-20). Ele ordena Seus seguidores a irem por todo o mundo fazendo discípulos e "ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei"(v. 20, NVI).


Neste intrigante Evangelho Jesus é o novo Moisés, Aquele maior do que Moisés, o legislador em pessoa. Que professor! Que ensinamentos! Abramos nossos corações para receber as Suas palavras.

ORAÇÃO


Ó Divino Professor, revela-me a Tua vontade. Assim como indicaste o caminho a homens e mulheres, à beira-mar e na montanha, ilumina meus passos neste dia.



Autor: William G. Johnsson



Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...