quinta-feira, 31 de março de 2011

Maravilhoso Jesus-1 João 1:1


Maravilhoso Jesus


Retratos de Jesus


O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 1 João 1:1 NVI


Quando uma estátua de bronze de Jesus na cruz foi descerrada há alguns anos na Catedral Episcopal de St. John, o Divino, em Manhattan, os adoradores ficaram chocados. O Cristo era uma Crista, com seios despidos e quadris arredondados.


Quando os africanos retratam a Jesus, Ele se parece com um Africano. Quando os Coreanos pintam sua imagem, ele parece um oriental. Quando os Indianos o representam, Ele aparece numa túnica cor de açafrão.


Seis séculos antes de Jesus, o filósofo grego Xenófanes, observou: "Se os bois, cavalos e leões, tivessem mãos ou pudessem desenhar com as mãos e criar obras de arte como as feitas pelos homens, os cavalos pintariam deuses na forma de cavalos, e os bois retratariam deuses com a aparência de bois ....Os Etíopes possuem deuses com narizes arrebitados e cabelos negros; Os Trácios têm deuses com olhos cinzentos e cabelos vermelhos".


Então, porque não contextualizar Jesus? Não é Ele o ser humano universal que cada um pode retratar de acordo com a sua cultura e meio ambiente?

Não. Jesus de Nazaré foi um judeu da Palestina do primeiro século.

Então pinte Jesus como um homem judeu. Não como grego ou romano. Não como uma mulher. Não como branco ou como negro ou como Oriental, mesmo que você desejasse que Ele fosse.


Pinte-o com as cores da Palestina. Não como alguém de Alexandria (mais estudados) ou de Roma (mais sofisticados). Um carpinteiro. Rural. Rústico.


Mas com o que Ele se parece? Não sabemos. Os escritores do Novo Testamento não se deram ao trabalho de descrever a Jesus. Sob a direção do Espírito Santo eles escreveram acerca de algo mais importante.


Eles nos presentearam com quatro retratos de Jesus, surpreendentemente similares, mas também surpreendentemente diferente. Assim como cada árvore dificilmente possui duas folhas semelhantes, da mesma maneira cada escritor do Evangelho pintou a Jesus de forma distinta e individual.


Durante os próximos seis meses vamos observar esses retratos convincentes, um a um. Nenhum retrato único exaure o assunto, nem os quatro juntos o esgotam. Juntos, eles nos mostram o homem que está a nosso favor, Deus, nosso amigo, nosso Salvador, nosso Senhor.


ORAÇÃO


Espírito Santo abra a minha mente para compreender facetas maravilhosas do caráter de Jesus através dos relatos dos Evangelhos. Quero não apenas conhecê-Lo, mas amá-Lo mais!



Autor: William G. Johnsson



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...