quarta-feira, 9 de março de 2011

*Maravilhoso Jesus- João 3:30



Tocando o segundo violino

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30 NVI

"Somos o número um! Somos o número um!" O refrão vem de fãs de equipes vencedoras nos esportes - mesmo que sejam apenas jogos do ensino médio. Hoje em dia, ganhar não é apenas parte do jogo, mas tornou-se a sua própria essência. Os noticiários da televisão enfatizam "a emoção da vitória, e a agonia da derrota."

João Batista ficou feliz em ser o número dois. Ele não se importava com a mudança na popularidade – a multidão que antes suspiravam diante de cada palavra sua voltou a atenção para Jesus. Isso incomodou aos discípulos de João, mas não a João. Ele havia tocado o primeiro violino e tocado bem; agora estava contente em assumir o papel de segundo violino.

É mais difícil tocar o segundo violino. É mais difícil ser o número dois. Todos nós gostamos dos holofotes, da atenção, dos elogios. Mas a sociedade e a Igreja dependem dos segundo violinistas. Se todos tocassem o primeiro violino, como poderia haver a orquestra? Os segundo violinistas providenciam condições tranqüilas para que a música da vida aconteça.

O apóstolo Paulo salientou o mesmo ponto, usando uma metáfora diferente. Comparando a igreja a um corpo, ele disse, "O olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você!’ Nem a cabeça pode dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês!’ Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra" (I Coríntios. 12:21-23, NVI).

Se pensarmos bem, essa moderna obsessão pela vitória é tola e auto-destrutiva! Quantas equipes podem ser a número um? Quantas pessoas podem tocar o primeiro violino? Quantos membros da Igreja podem ser os anciãos e diáconos?

Ao invés de tentar ser o número um, será bem melhor se esforçar para fazer de Cristo o número um em nossas vidas e em nosso serviço. Por que não desfrutar do jogo da vida e ao invés de somente pensar em vencer? Ouça a música, desfrute da companhia dos amigos, esqueça um pouco de si mesmo.

Jesus, na verdade, inverteu a moderna escala de valores que conhecemos. Embora ele tenha sido o número um, tornou-se o número dois – ou o último da fila. E para nós, que viríamos a ser Seus discípulos, Ele diz: "Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo" (Mateus 20:26, 27, NVI).


ORAÇÃO

Querido Jesus, Tu que viestes a este mundo como um servo da humanidade, ensina-me a servir. Pois somente assim conhecerei a felicidade do Teu reino.




Autor: William G. Johnsson







Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...