JOSUÉ 7: O pecado de Acã | Reflexão: Pr. Michelson Borges
“Há coisas condenadas no meio de vocês, ó Israel. Vocês não poderão resistir aos seus inimigos enquanto não eliminarem do meio de vocês as coisas condenadas.” Josué 7:13Quem vive conscientemente na prática do pecado não tem forças para vencer o inimigo. Deus havia sido muito claro quanto ao que se devia fazer e não fazer em relação à ímpia cidade de Jericó. Uma dessas ordens era de não pegar nada como despojo. Mesmo assim, em franca rebeldia, o ganancioso Acã escondeu em sua tenda ouro, prata e uma capa.
Como se não bastasse o pecado consciente do hebreu, os homens ainda subestimaram o inimigo que deveriam combater: “Não canse todo o exército, pois eles são poucos” (v. 3). Pior: não há registro de oração antes da batalha. Resultado: foram derrotados pelos guerreiros da cidade de Ai. A lição que fica é: não poderemos resistir ao inimigo enquanto mantivermos pecados acariciados, conscientes. A solução é o arrependimento. Se Deus agisse em benefício de Seu povo enquanto este acaricia o pecado, isso seria na verdade uma maldição. Muitas vezes Ele usa a derrota para nos aproximar Dele.
O lento processo de identificação do pecador certamente visava a fazer com que o povo refletisse sobre a situação. Que coisas o têm prendido a uma vida de cobiça e materialismo? Peça que Deus as revele e o ajude a se libertar.
Promessa: Deus promete nos abençoar e conceder vitórias, mas não pode fazer isso enquanto alimentarmos conscientemente o pecado em nossa vida, pois isso nos levaria à perdição.
https://youtu.be/MvTkb4qu0PM?si=hP8NnCuQ3yogcK7l

Nenhum comentário:
Postar um comentário