segunda-feira, 13 de outubro de 2025

A maldição da infidelidade

DEUTERONÔMIO 27: A maldição da infidelidade | Reflexão: Pr. Michelson Borges

“Hoje vocês vieram a ser o povo do Senhor, seu Deus. Portanto, obedeçam à voz do Senhor, seu Deus, e cumpram os mandamentos e os estatutos que hoje lhes ordeno.” Deuteronômio 27:9, 10

Maldição é outro nome para a lei da causa e consequência; é resultado de viver longe do Deus da bênção. E o capítulo traz uma lista delas:

Maldito o que adora ídolos, pois destrona da vida o Deus verdadeiro e se torna semelhante a eles (v. 15). O Senhor está além de qualquer representação e não deve ter rivais em nossa mente e em nosso coração.

“Maldito o que desonrar o seu pai ou a sua mãe” (v. 16). Isso é algo tão importante que faz parte dos Dez Mandamentos.

Malditos os que praticam a desonestidade (v. 17).

Maldito o que desprezar as necessidades dos menos favorecidos (v. 18, 19).

Maldito o que praticar sexo fora dos padrões de santidade estabelecidos por Deus (v. 19-23). Quem despreza os conselhos divinos quanto à intimidade sexual geralmente colhe as “maldições”: ISTs, depressão, gravidez indesejada...

Malditos sejam os assassinos e os que encobrem seus crimes/pecados (v. 24, 25).

Maldito o que não pratica a lei, pois ela serve justamente para nos proteger das maldições da desobediência (v. 26).

Todo o povo devia dizer “Amém” depois de cada sentença, a fim de que estivesse bem consciente do peso da responsabilidade. São ordens expressas para que os israelitas ficassem longe das práticas degradantes dos povos em redor. O princípio neotestamentário é: estamos no mundo, mas não devemos ser do mundo. Como fazer isso?

“Faça silêncio e escute” (v. 9). Precisamos aquietar para ouvir o Senhor (Sl 46:10). Como têm sido nossos momentos devocionais e nosso culto? “Obedeça ao Senhor, o seu Deus, e siga os Seus mandamentos” (v. 10). Quando Ele insiste, a “coisa” é importante. “Toda esta lei” (v. 1). Obediência parcial não é obediência (Tg 2:10). Peça a ajuda Dele para ser inteiramente fiel.

Promessa: Viver longe de Deus e de Seus ensinamentos/mandamentos é um convite à maldição. Andar de mãos dadas com Ele e em obediência aos Seus mandamentos é uma barreira contra a maldição.

https://youtu.be/j4Zfl1C346U?si=hh6l6AEUMwKvBsH6









Nenhum comentário:

A maldição da infidelidade

DEUTERONÔMIO 27: A maldição da infidelidade | Reflexão: Pr. Michelson Borges “Hoje vocês vieram a ser o povo do Senhor, seu Deus. Portanto, ...