quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Brasas Vivas

 Devocional Diário - Descobertas da fé

21 de agosto

BRASAS VIVAS

Se o seu inimigo tiver fome; dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Romanos 12:20


Como devemos tratar nossos inimigos? Onde está o limite entre a tolerância e a conveniência; entre a paciência e a covardia? No versículo de hoje, Paulo cita o livro de Provérbios, que traz muitos princípios de sabedoria que só funcionarão no momento certo. Não são conselhos universais para qualquer hora.

Provérbios 26:4 e 5 ilustra bem isso, pois, a princípio, diz para não responder ao insensato e, em seguida, diz que, para responder-lhe, é preciso colocá-lo em seu devido lugar. Não se trata de contradição, mas de prudência. É como dizer no inverno: “Vista um agasalho”, e no verão: “Use apenas roupas leves.” Um conselho bom em um ambiente impróprio é como um remédio eficaz para a doença errada.

A ilustração das brasas vem da cultura do Antigo Oriente. Naquele tempo, brasas acesas ou brasas vivas eram uma grande necessidade. Afinal, imagine a dificuldade de acender um fogo! Portanto, uma brasa incandescente ajudava muito, pois era só alimentá-la com gravetos, e logo a chama aparecia.

O fogo obtido seria usado para iluminar, cozinhar e aquecer. Por isso, as brasas eram mantidas acesas em um braseiro e até sua fumaça era útil, pois misturada com incenso produzia um odor agradável, espantando moscas e outros insetos.

Se o dono da casa mantivesse as brasas acesas, ele poderia reavivar o fogo com novas brasas e, se acabassem, poderia ir à casa ao lado e pedir um pouco de brasas acesas. Um vizinho generoso encheria a panela do outro com brasas vivas, e ele voltaria para casa feliz, equilibrando a panela de brasas sobre a cabeça.

É sobre esse ato de generosidade que Paulo está falando. Fazer esse favor a um inimigo seria algo que todos veriam. O que aprendemos disso?

A lição me parece clara. Jamais retribua o mal com o mal. Deus lhe dará sabedoria para agir em situações complicadas, porém nunca tome o caminho do ódio ou da vingança, caso contrário, você será o maior prejudicado. Siga o exemplo de Jesus: ame e perdoe as pessoas.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/brasas-vivas/

Nenhum comentário:

Números 10 Comentário

   Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica - Números 10 Comentário Pr Heber Toth NÚMEROS 10 –  A Páscoa celebrada no capítulo...