terça-feira, 26 de novembro de 2024

Romanos 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Romanos 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 2 – Deus Se revela:

• Revelação Geral: Deus Se revela na criação. “A natureza não revela tudo, mas o suficiente para sabermos que há um Criador” (Emilson dos Reis).
• Revelação Especial: Deus Se revela nas Escrituras. “A Bíblia Sagrada é, sem dúvida, um dos maiores livros da História... Ela é um compêndio por meio do qual o Espírito Santo usou homens para Se dirigir com amor à humanidade e revelar os propósitos divinos para ela” (Rodrigo Silva).

Deus Se revela à humanidade através da criação, tornando Sua existência inegável. A natureza é uma evidência constante de Deus. A revelação natural é suficiente para que qualquer ser humano reconheça Sua existência, tornando-o indesculpável (Romanos 1:18-20). Quando o ser humano não reconhece a Deus, torna-se fútil em seus pensamentos e cai na idolatria e imoralidade. Isso é consequência de rejeitar a verdade revelada na natureza (Romanos 1:21-32).

Deus julgará à humanidade com base em Sua Lei, revelada tanto na consciência como nas Escrituras. Judeus e gentios serão julgados com base na luz que receberam (Romanos 2:12-16):

1. Judeus tinham a Lei escrita, e isso os responsabiliza diretamente (Romanos 2:17-29).
2. Gentios, por outro lado, têm a lei da consciência, que testifica o certo e o errado. Isso os torna igualmente responsáveis.

“Em Deus não há parcialidade” (Romanos 2:11). Todos são pecadores (Romanos 2:1-10). Deus julgará os segredos das pessoas por meio de Cristo. Sua justiça é perfeita e abrange atos externos quanto intenções internas (Romanos 2:16).

O evangelho é a única fonte de salvação tanto para o judeu quanto para o gentio (Romanos 2:16; 1:16-17).

A Revelação Geral aponta para a existência de um Criador; a Revelação Especial nos mostra como Ele é.  A natureza revela que há um Deus e alguns aspectos de Seu poder e caráter (como ordem e beleza) – mas, ela não revela a vontade divina.

O testemunho do Céu é universal, mas não detalhado; ele desperta no coração humano a reverência e a curiosidade pelo Criador, mas não dá instruções específicas sobre a moralidade ou sobre o plano da salvação. Daí a importância da Bíblia. A Revelação Especial, ao mostrar claramente o caráter de Deus, conduz a pessoa a um relacionamento profundo e responsável com seu Criador (Romanos 2:4).

Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Oh, que esperança!

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 5 de dezembro       Oh, que esperança!    Há somente um corpo e um só Espírito, como também é...