terça-feira, 26 de novembro de 2024

Afaste-se para crescer

 Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade

26 de novembro

Afaste-se para crescer

Os oficiais continuarão a falar com o povo, dizendo: “Existe aqui entre nós algum homem medroso e de coração tímido? Vá, volte para casa, para que os seus irmãos não acabem ficando com medo também.” Deuteronômio 20:8


Aqueles que gostam de jardinagem conhecem muito bem os cuidados necessários para com as mudas jovens. Sabem que essas pequenas plantas são mais suscetíveis às mudanças meteorológicas, aos ataques de pragas e aos predadores, por isso dedicam mais tempo e carinho a elas. Semelhantemente, a Bíblia fala de pessoas que, por motivos diversos, não possuem a força necessária para enfrentar seus problemas. Como mudas que precisam de atenção especial, esses indivíduos demandam mais cuidado e apoio.

De acordo com a estratégia de guerra descrita em Deuteronômio 20, os soldados hesitantes e medrosos não eram considerados covardes, mas eram aconselhados a ficar em casa e desfrutar das conquistas que haviam obtido, como construir uma casa, plantar uma vinha ou casar. Assim, aqueles que precisavam de mais tempo para se fortalecer poderiam ter esse espaço sem se sentir julgados. Afinal, até mesmo o mais forte carvalho começou como uma pequena muda.

Na Bíblia, diversos personagens famosos reconhecem seus medos e suas incertezas, como Davi, Josafá, Esdras e Neemias. Esses indivíduos sabiam que era normal sentir temor diante de adversidades. No entanto, eles confiavam em Deus para fortalecer sua coragem e perseverança. Na solidão da existência, pediam o cuidado e o amparo do Jardineiro divino, confiando em que, pouco a pouco, cresceriam com vigor.

Pedro, em seu momento mais temeroso, negou a Jesus. Mas ele precisava de tempo para se fortalecer. Logo após, Pedro pregou diante de milhares de pessoas com uma coragem admirável. O segredo estava em sua confiança em Deus.

Independentemente do que amedronta você, dê um tempo para refletir, orar e esperar no Senhor. Confie em Sua força e em Seu amor por você. Tenha a certeza de que, assim como uma pequena muda, você também pode crescer com vigor e perseverança. Deus diz: “Não tema, porque Eu estou com você”; “Eu o seguro com a mão direita da Minha justiça” (Is 41:10).

Em comunhão com o Senhor a cada dia, você cultivará a coragem e a força necessárias para enfrentar e superar os maiores desafios.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/afaste-se-para-crescer/

Nenhum comentário:

Oh, que esperança!

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 5 de dezembro       Oh, que esperança!    Há somente um corpo e um só Espírito, como também é...