quinta-feira, 13 de junho de 2024

Legendas

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
13 de junho
https://mais.cpb.com.br/meditacao/legendas/

Legendas

Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Mateus 23:23

Este é um dos textos de Ellen G. White que eu mais aprecio, porque coloca a lei no lugar adequado: “A lei é uma imagem do caráter divino. Pode-se contemplar no Pai celestial uma perfeita manifestação dos princípios que são o fundamento de Seu governo” (O Maior Discurso de Cristo, p. 55 [77]).

A lei divina não é simplesmente um conjunto de normas a serem cumpridas, mas sim o invólucro da graça, repleto do anelo de um mundo justo, da afeição pelos outros e da confiança em Deus.

Comparar a lei com as legendas de um filme é muito ilustrativo. Assim como as legendas nos permitem compreender a profundidade de um documentário japonês, por exemplo, os mandamentos nos ajudam a compreender a grandeza de Deus. Cada pôr do sol, cada ação de amor e cada reflexão sobre nossas vidas podem ser entendidos a partir das leis que regem o Universo e se traduzem nos preceitos do Eterno. Dessa forma, podemos contemplar o caráter de Deus em todos os lugares e ratificar que Sua perfeição está no fato de que Ele é bom.

Mas como aplicar esses princípios em nossa vida? Não se trata de seguir a lei de forma legalista, mas sim de ter uma relação verdadeira com Deus, que nos leva a fazer o bem naturalmente. Não podemos ser perfeitos no sentido legal, mas podemos ser bons em outros sentidos. Podemos ajudar a fazer deste mundo um lugar mais justo, trazendo alegria e empatia para os dias cinzentos. Podemos compartilhar nossa fé e confiança com aqueles que não a têm, mostrando-lhes o amor de Deus por meio de nossas ações.

No final das contas, o Senhor deseja que nossas legendas sejam melhores do que nossos títulos acadêmicos ou profissionais, que nossa vida seja compreendida pelas experiências que temos e que sejamos como Cristo a cada dia. E esse desejo pode ser o nosso também. Podemos orar para que Deus nos ajude a colocar em prática os princípios da lei e a fazer do amor e da justiça nossas prioridades. Pois só assim poderemos experimentar a verdadeira liberdade que vem de um relacionamento profundo com o Criador.

●●●

Nenhum comentário:

Imagens da igreja

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  17 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/imagens-da-igreja/ Imagens da igreja Ele é como...