terça-feira, 30 de abril de 2024

Como reagir com amor

 Devocional Diário 


Vislumbres da eternidade 

30 de abril 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/palavras-de-bondade/

Como reagir com amor

Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. 1 Pedro 3:9, NVI

Um dos maiores desafios ao qual uma pessoa se vê submetida é o da reação emotiva. O que normalmente fazemos – porque assim aprendemos desde nossa infância – é responder positivamente diante do positivo e negativamente diante do negativo. Mas, se você segue a Cristo, sabe muito bem que Sua proposta é: seja qual for a ação, devemos responder sempre com o bem. Sim, é difícil. Mas sugiro sete ideias para que você possa desenvolver essa habilidade.

1. Pratique palavras amáveis. Pode começar em casa, com os seus. Use expressões como: “O que você acha?” ou: “Fiquei muito contente com o que você fez”, ou ainda: “Agradeço sua atitude”. Inclua sempre um “por favor” ou um “muito obrigado”.

2. Console os aflitos. As palavras de apoio e consolo não precisam ser muitas nem complicadas; apenas sinceras e afetuosas.

3. Tente dizer coisas positivas sem bajular. Pratique a arte de ver o que há de melhor nos outros e, de forma natural, você acabará comentando isso.

4. Acompanhe suas palavras com um sorriso. O carinho é a melhor maneira de embrulhar uma frase. Como diz um provérbio anônimo, “use seu sorriso para mudar o mundo e não deixe que o mundo mude seu sorriso”.

5. A humildade é a plataforma perfeita para reagir adequadamente. Não a confunda com submissão, pois não é uma questão de aguentar tudo, mas de superar tudo.

6. Aprenda a ouvir. Às vezes, o que a pessoa diz não é exatamente aquilo; há muita coisa por trás de uma frase ofensiva. Tente entender as razões que levam alguém a dizer o que disse e aja de acordo com esse contexto. Às vezes, uma palavra agressiva é o resultado de uma frustração, e é melhor resolver o que está na origem do problema do que o ataque recebido.

7. Sozinho você é fraco, mas com Cristo, você se torna poderoso. Coloque-se sempre nas mãos de Jesus, mais ainda quando você sofrer uma agressão verbal. Uma breve oração, uma palavra apenas, e o Espírito dará a você a sabedoria necessária para reagir da maneira mais adequada.

Amar o próximo e agir com bondade diante de ofensas é um grande desafio, mas seguindo essas dicas, você conseguirá desenvolver essa habilidade. 

•••

Nenhum comentário:

Amigos para toda a vida

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 25 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/amigos-para-toda-a-vida/ Amigos para toda a vida ...