terça-feira, 26 de março de 2024

O jogo da vida

 Devocional Diário

O jogo da vida

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Êxodo 20:12, ARA

Para entendermos melhor este mandamento, vamos compará-lo a um videogame. Vamos chamá-lo de seikatsu – em homenagem aos japoneses, maiores criadores desse tipo de entretenimento. Ele tem as seguintes características:

1. É um jogo de colaboração. Isso quer dizer que o objetivo não é que você ganhe, mas que, quanto mais jogadores ganharem, mais níveis você terá como jogador. Os participantes mais competitivos acabam tendo uma pontuação baixa.

2. É um jogo no qual você só entra mediante recomendação. As pessoas que o recomendam são seus “pais” e, dependendo de como os trate no jogo, você criará uma relação de maior ou menor intensidade. A melhor estratégia é a que se chama “honrar”, o que significa que você deve ser generoso e respeitador para com eles. Isso dá muitos pontos.

3. Conforme o estrategista Paulo (Ef 6:1, 2), a relação de honra tem que ser “no Senhor”. Deus é o criador do jogo (muitos jogadores O chamam de “Senhor”) e já deixou bem claro no regulamento que esse honrar nunca pode contrariar as “dez palavras” (Decálogo) que refletem Sua vontade. Se alguém quebrar essas normas, o jogo é interrompido. Para reiniciá-lo, você deve baixar o aplicativo JESUS©, desenvolvido pelo jogador com maior pontuação da história.

4. Se você jogar direito, “honrando os seus pais”, você consegue vários bônus com muitas vidas. E se baixar o aplicativo JESUS© e o executar, você poderá ganhar vidas infinitas.

Dá para entender a comparação? Obviamente, isso diz respeito mais aos jovens, que são os que mais se sentem familiarizados com esse assunto. O melhor videogame que se pode jogar se chama “vida” (seikatsu, em japonês) e não se joga em uma tela, mas em nosso coração (um dispositivo incrível). É graças aos nossos pais que temos acesso a esse jogo. Nossa relação com eles é “no Senhor”, e, como Deus é amor, devemos amá-los. Essa relação de respeito torna a vida mais fácil, estável e duradoura.

Às vezes, porém, a coisa complica, não é verdade? Para esses casos, não há nada melhor do que JESUS© em sua vida. Eu O provei, e funciona maravilhosamente. Faça o mesmo!

Vislumbres da eternidade
26 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-jogo-da-vida/

•••

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...